GQ (Portugal)

A PERSISTÊNC­IA DA MEMÓRIA

IMPORTA O TEMPO, A MEMÓRIA E AS MEMÓRIAS QUE ASSOCIAMOS AO TEMPO. PORQUE OS RELÓGIOS POUCO VALEM SE O SEU VALOR SE MEDIR SÓ NO PREÇO.

- POR ANA SALDANHA

DA MÚSICA AO HUMOR, FALÁMOS COM CINCO PERSONALID­ADES SOBRE OS RELÓGIOS DOS SEUS SONHOS, DAS SUAS VIDAS E DAS SUAS MEMÓRIAS.

Em 2014, José Santana, diretor da GQ, escrevia um editorial sobre o Longines preto que herdou do seu avô. Escrevia sobre dar corda ao cronógrafo parado há 18 anos e sobre ouvir o som do seu coração a bater. Hoje, quando lhe perguntámo­s sobre o seu relógio favorito, a resposta não se tinha alterado. Estamos habituados a classifica­r os relógios como peça de luxo e de culto, de design e mecânica fascinante­s, de estilo e de utilidade, mas são também peças com grande valor sentimenta­l. Que os relógios marcam as horas, já sabemos. Mas desafiámos algumas figuras a pensar nos relógios que as marcam.

TIAGO BETTENCOUR­T

(MÚSICO)

“Confesso que não tenho um relógio de sonho. Gosto de relógios antigos, de corda, de desenho simples. Guardo um relógio de bolso de ouro que a minha avó me ofereceu no dia em que me formei. Hoje tenho no pulso um

Cauny que comprei por 30 euros numa feira em Tavira. O que mais uso é possível que seja este, sim. Também só tenho mais dois ou três, também antigos, baratuchos, mas bonitos.”

LUÍS CARVALHO

(DESIGNER)

“Não tenho um relógio de sonho, compro relógios consoante a sua estética, mas, por norma, gosto de relógios metálicos muito

clean – tenho um relógio da ONE metálico prateado, muito simples que não troco há cerca de 3 anos, porque é um relógio versátil para usar com todos os lookse em todas as situações. Mas tenho um relógio de que gosto muito e tem um valor sentimenta­l muito grande para mim: era um relógio de corda do meu avô, que ficou para mim quando faleceu e toda a estética dele se enquadra com o estilo de relógios que uso.”

LUÍS PEDRO NUNES

(CRONISTA) “Há relógios que eu gostaria muito de ter, mas não sei se valeria o investimen­to, isto é, ter um ou dois relógios de que se gosta muito eu acho que basta. Há um que é o meu relógio. É um Rolex

Submariner de aço, foi-me oferecido e está aqui na minha mão agora. É o relógio que mais uso e, sendo um relógio muitas vezes imitado, dá-me muito prazer usá-lo porque é verdadeiro, é ‘o’ relógio. É daquelas coisas que se tem e que dá sempre prazer usar, mas que não dá muito nas vistas. E é interessan­te porque é um relógio aparenteme­nte incómodo por ser de aço, mas não, adapta-se, parece que foi feito para o pulso. Os relógios são peças que os homens devem ter de si para si e não de si para o mundo.”

CÉSAR MOURÃO

(HUMORISTA)

“O meu relógio de sonho é um Patek Philippe, mas apenas e exclusivam­ente pelo design. Desde que eu comecei a gostar de relógios, e eu não ligava muito a relógios, esse foi dos primeiros que eu vi e que me fascinou, é uma peça que eu acho lindíssima. Mas o relógio que tenho no pulso é um IWC Portugiese­r, foi o primeiro relógio de valor que comprei e é o que mais uso ainda hoje. Eu não tenho um estilo clássico nem um estilo cool, depende muito do meu estado de espírito e do dia. Este relógio é muito transversa­l nesse sentido, porque é descontraí­do e, ao mesmo tempo, um clássico. Para além disso, tenho um relógio com especial valor sentimenta­l: é um relógio de bolso que era do meu avô e que ele me deu. É a minha grande ligação ao meu avô.”

RICARDO PEREIRA

(ATOR)

“Tenho uma história com o meu primeiro relógio, foi um Swatch azul, todo azul. Os meus pais deram-mo num Natal há muitos anos, numa altura em que muito pouca gente tinha relógios da marca. Andei com ele muito tempo, mas uma vez à saída da escola apareceram dois tipos que mo roubaram. Mas ele era tão especial, tinha um valor sentimenta­l tão grande, que nunca mais me esqueci dele. O que tenho agora e que mais uso é o Omega Speedmaste­r Profession­al Moonwatch. É especial porque é muito versátil e ótimo para o dia a dia.”

 ??  ?? Omega Speedmaste­r Profession­al
Moonwatch
Omega Speedmaste­r Profession­al Moonwatch
 ??  ??
 ??  ?? Rolex Submariner
Rolex Submariner
 ??  ?? IWC Portugiese­r
IWC Portugiese­r
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal