GQ (Portugal)

Alta frequência

ZENITH VOLTOU A FAZER DAS SUAS. A RELOJOEIRA DE NEUCHÂTEL AVISOU QUE TRARIA NOVIDADES CAPAZES DE MUDAR A ALTA RELOJOARIA – E FÊ-LO. O ZENITH DEFY INVENTOR ESTÁ AÍ PARA O PROVAR.

- POR DIEGO ARMÉS

Um relógio mecânico de boa qualidade tem uma frequência de 4 hertz, ou seja, o seu balanço vibra oito vezes por segundo (28.800 vezes por hora); um relógio mecânico dos mais sofisticad­os pode vibrar a 10 hertz, ou seja, conseguem medir vigésimos de segundo e têm 72 mil vibrações por hora. O DEFY Inventor, que a Zenith apresentou este ano na Feira de Basileia, tem uma frequência de 18 hertz, isto é, vibra 36 vezes por segundo, o que equivale a 129.600 por hora, o que é absolutame­nte notável para um movimento mecânico. Este não é o primeiro modelo

DEFY da Zenith, mas o Inventor destaca-se, definitiva­mente, de todos os outros, não só por causa da elevada frequência, mas também por apresentar o inovador – daí o epíteto – sistema Oscillator. Este sistema, uma criação de origem da manufatura de Le Locle (Neuchâtel), consiste numa componente única, em vez das mais de 30 que compõem uma peça reguladora padrão.

A estas caracterís­ticas, que resultam numa elevada precisão cronométri­ca, juntam-se ainda duas qualidades de relevo: a insensibil­idade magnética e a insensibil­idade térmica. Tudo isto dentro de uma caixa de titânio escovado (três vezes mais leve do que o titânio) de 44 mm de diâmetro.

l

O Inventor destaca-se, definitiva­mente, de todos os outros

 ??  ?? O DEFY Inventor deu nas vistas na Feira de Basileia deste ano.
O DEFY Inventor deu nas vistas na Feira de Basileia deste ano.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal