GQ (Portugal)

A águia dos Alpes

A CHOPARD PEGOU NUM SEU MODELO CLÁSSICO, O ST. MORITZ, E REINVENTOU-O. O RESULTADO ESTÁ À VISTA, CHAMA-SE ALPINE EAGLE E TRAZ UMA MENSAGEM AMBIENTALI­STA.

- POR DIEGO ARMÉS

AChopard é uma casa com um ADN distinto. Desde 1963 que os Scheufele gerem os destinos da família – família é mesmo a palavra correta. Primeiro, foi Karl Scheufele a liderar e a apontar o caminho a seguir. Seguiu-se-lhe o filho, Karl-Friedrich, que é o atual timoneiro da casa. Na sua peugada vem já o filho, Karl-Fritz. Falámos com Karl-Friedrich acerca deste novo

Alpine Eagle, que recria o clássico desportivo-chique St. Moritz, e foi o próprio a garantir-nos que Karl-Fritz teve um papel prepondera­nte nesta reinvenção. O Alpine Eagle é descrito, por vezes, como uma reinterpre­tação do

St. Moritz, um clássico da Chopard. Esta descrição é rigorosa? O St. Moritz foi feito manualment­e a partir do conceito lendário do arquiteto norte-americano Louis Sullivan de que a forma depende da função. Com o Alpine Eagle também sucede o mesmo. Remodelar um ícone é uma tarefa ainda mais difícil do que inventar, criar de raiz. Ao mesmo tempo que deve preservar a herança do nosso passado, o design deste relógio tem de levar em conta a inspiração contemporâ­nea.

Assim sendo, de onde surgiu a ideia de conceber, de novo, um

clássico como este? Há cerca de quatro anos, o meu filho Karl-Fritz encontrou um St. Moritz na minha secretária e começou a usá-lo. Foi então que começou a tentar convencer-me a editar – ou a reeditar – um relógio desportivo semelhante ao

St. Moritz. Devo confessar que, inicialmen­te, não fiquei muito convencido, mas ele foi insistindo, insistindo, tal como eu fiz há muitos anos com o meu pai. E, agora, tenho de admitir que se enquadra muito bem no seu tempo, que é o de hoje.

Porque é que decidiram renomeá-lo de St. Moritz para Alpine Eagle, em vez de manterem o nome original? Quando criámos o nosso primeiro relógio de estilo chique-desportivo, em 1980, a Chopard decidiu tratar o aço como se fosse ouro. Foi uma opção inovadora, que incorporav­a a arte de viver aqueles anos dourados fundida com uma mistura subtil de elegância e descontraç­ão. No caso do Alpine Eagle, a inspiração veio do excecional cenário dos Alpes suíços e da natureza. O mostrador texturado a evocar a íris da águia; os ponteiros das horas e dos minutos inspirados nas penas da ave de rapina, os diferentes tons do mostrador que refletem as nuances das altitudes dos Alpes... Enquanto amante da natureza, interesso-me bastante pela região alpina e pelo impacto que as alterações climáticas têm na flora e na fauna. O relógio Alpine Eagle pode ser um poderoso embaixador desta mensagem.

De que modo é que o Alpine Eagle está relacionad­o com o trabalho desenvolvi­do pela fundação Eagle Wings? Eu já há 20 anos estive envolvido com a Alp Action Foundation, iniciada pelo príncipe Sadruddin Aga Khan, juntamente com quem conduzi um projeto anual nos Alpes, nomeadamen­te nos Alpes berneses. No entanto, esse projeto morreu com ele [o príncipe Sadruddin Aga Khan morreu em 2003] e eu prometi a mim próprio dar-lhe continuida­de, de uma forma ou doutra, não só porque eu lhe era muito próximo, mas porque adoro as montanhas onde gosto de esquiar durante o inverno. Explorámos [na Chopard] possibilid­ades e abraçámos a visão da fundação Eagle Wings, que vai muito para além do pássaro, em si, para poder chamar a atenção para o maravilhos­o ambiente alpino, que exige cuidados urgentes. O lançamento da coleção Alpine Eagle foi o momento ideal para apresentar esta fundação. E de que modo os Alpes – e os elementos naturais, de um modo geral – o inspiram eà própria Chopard? Os Alpes suíços são o lugar onde toda a família recarrega baterias, procura e encontra inspiração. É também o sítio onde satisfaço a minha paixão pelo esqui. Como sabe, na Chopard a criativida­de também se alimenta da paixão dos membros da família, que inspira as nossas criações.

“No caso do

Alpine Eagle, a inspiração veio do excecional cenário dos Alpes suíços”

 ??  ?? O novo Alpine Eagle da Chopard é um herdeiro do desportivo-chique
St. Moritz.
O novo Alpine Eagle da Chopard é um herdeiro do desportivo-chique St. Moritz.
 ??  ?? Os movimentos Chopard 01.01-C e 09.01-C mecânico automático.
Os movimentos Chopard 01.01-C e 09.01-C mecânico automático.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal