GQ (Portugal)

ÍCONE DOS ANOS 60 FAZ 70

A famosa Volkswagen Kombi, mais conhecida por Pão de Forma, está de parabéns: sopra este ano 70 velas.

- Por Beatriz José

Não precisa de apresentaç­ões, disputa o pódio de Volkswagen mais conhecido com o seu primo Beetle, mas muitos não sabem o seu verdadeiro nome, ainda que reconheçam a sua inconfundí­vel silhueta em qualquer lado – façam-se ouvir os tambores para o Kombi Type 2! Célebre símbolo do movimento hippie nos anos 60, a famosa Pão de Forma, entrou em comerciali­zação a 8 de março de 1950. Como marcou uma geração, impulsiono­u amores de verão que se enterraram na areia e represento­u uma era de liberdade e diversão, não seria justo deixar escapar esta ocasião sem fazer uma ode à carrinha, arrisco-me a dizer, mais famosa do mundo.

O RESTO É HISTÓRIA

A caixa sobre rodas, que serviu de transporte, por exemplo, de uma família inteira no filme Little Miss Sunshine, ganhou vida graças ao importador holandês Ben Pon que teve a ideia milionária de adaptar o chassis do Beetle a um novo veículo combinado multiusos. Isto permitiu à Volkswagen satisfazer uma necessidad­e do mercado: um carro capaz de transporta­r pessoas e mercadoria­s. Com um design simples e espaçoso, nem o motor refrigerad­o a ar parecia incomodar os seus condutores, que se deixavam deslumbrar pelo aspeto amigável da carrinha.

Lançado depois da II Guerra Mundial, foi o segundo carro da marca a ser comerciali­zado, após o famoso Herbie. Ponham tudo o que sabem sobre aerodinâmi­ca de lado, já que os primeiros protótipos desta beleza com aspeto de tijolo tinham o mesmo coeficient­e de resistênci­a aerodinâmi­ca que um Jaguar E Type, graças à sua forma pouco convencion­al e à ajuda da Universida­de de Braunschwe­ig. Ao longo dos anos, o modelo foi sendo aperfeiçoa­do e aprimorado, mas nem mesmo o facto de ser um carro simples, resistente e fiável, salvou a Pão de Forma de sair do mercado. A última edição saiu de fábricas brasileira­s em 2013 com 1.4 de cilindrada e velocidade máxima de 130 km/h, capaz de fazer inveja a qualquer camper. Com saia azul e top branco, a Last Edition da Kombi pode ser vista a desfilar nas estradas. Foram feitas 1.200 viaturas, para comemorar o fim de fabrico, para amantes e colecionad­ores do modelo.

UTILITÁRIO, MAS

UMA IDEIA BRILHANTE

Foram feitas centenas de variações com o habitáculo, de carrinhas de gelados a ambulância­s ou minibus, e ainda várias edições limitadas que celebraram a Pão de Forma. É comum distinguir-se os diferentes modelos pelo número de janelas, já que a figura do carro pouco se alterou ao longo dos anos, com exceção do para-brisas dividido e da porta. Se, como eu, não esteve em Woodstock, contente-se com as carradas de carrinhas com autocolant­es e murais pintados, pranchas de surf e bancos transforma­dos em futon parados à beira de qualquer praia com boas ondas na nossa costa para relembrar este clássico da Volkswagen.

 ??  ?? A Kombi, ícone do movimento Hippie, conquistou o seu estatuto em boa parte graças à sua versatilid­ade e também por ser o veículo perfeito para o campismo. Foi descontinu­ada, mas a sua sucessora, à direita, está quase a chegar. Percebese de onde veio a inspiração, embora não seja exatamente a mesma coisa.
A Kombi, ícone do movimento Hippie, conquistou o seu estatuto em boa parte graças à sua versatilid­ade e também por ser o veículo perfeito para o campismo. Foi descontinu­ada, mas a sua sucessora, à direita, está quase a chegar. Percebese de onde veio a inspiração, embora não seja exatamente a mesma coisa.
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal