GQ (Portugal)

MÃOS AO ALTO

Agora que já viu 123.934 vídeos de como lavar as mãos corretamen­te, hidrate-as. Avance sem preconceit­os. Este é um artigo sobre manicura.

- Por Joana Moreira.

Imaginemos o cenário: cabelo acabado de cortar, barba impecável, camisa engomada (ou aquela sweatshirt incrivelme­nte cool) e uns jeans que assentam na perfeição. O retrato elogioso do indivíduo acima descrito acaba quando olhamos para as mãos e nos deparamos com o pior: pele seca, unhas baças e cutículas tão secas que já se levantam em todas as direções.

Pois é, é que este é um artigo sobre manicura, mas não lhe vamos falar de unhas de gel, nem necessaria­mente de verniz (no entanto, já olhou para os dedos de David Beckham ou Harry Styles? É tudo uma questão de atitude). Aqui pretendemo­s falar-lhe antes da importânci­a de cuidar das mãos, e das unhas, para conseguir um aspeto cuidado e saudável. Até porque, seja em que profissão for, a probabilid­ade de ter de lidar com pessoas e de ter as mãos expostas é grande. E, só por isso, porque não querer mantê-las com bom ar? Há muito que a manicura masculina vai além de ter um corta-unhas (agarre na shopping list e tome notas dos produtos abaixo) e hoje os espaços de beleza começam cada vez mais a perder o ambiente puramente feminino, abraçando o público masculino que obviamente também precisa de cuidados. Aliás, são muitos os salões de beleza que agora inauguram com esta filosofia: uma estética mais neutra, menos feminina e por vezes até direcionad­a assumidame­nte para o público masculino. Como o mais recente espaço do grupo Lúcia Piloto, o Lúcia Piloto Avenida – Luxury Concept Store, que, no centro de Lisboa, dedica uma grande parte do seu piso -1 aos homens e aos serviços de estética. Com um visual com tons mais escuros, o espaço que oferece serviços de cabelo e barba continua para uma zona dedicada exclusivam­ente a manicura e pedicura.

Uma questão de saúde

Marcar uma manicura, nem que seja de forma ocasional, vai garantir que a manutenção e o cuidado das unhas mesmo em casa seja bem mais fácil. Mas, além disso, a visita regular a um profission­al de manicura pode também ser uma forma de garantir a sua saúde (e a das suas unhas). É que não raras vezes são estes profission­ais que alertam os clientes para problemas de saúde frequentem­ente vezes ignorados e que exigem a observação médica. Treinados para reconhecer problemas de saúde (e as unhas podem revelar vários, de anemia até problemas de fígado, infeções fúngicas ou até má circulação), é deles muitas vezes o primeiro alerta para algo problemáti­co e que pode ser resolvido precocemen­te.

Já sabe o que fazer? Exatamente: pegue no telefone e marque na agenda.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal