GQ (Portugal)

O FATOR PSICOLÓGIC­O EXPLICADO PELA PSICÓLOGA CLÍNICA VERÓNICA ALEGRE

-

De que modo é que a calvície pode afetar a autoestima de um homem?

Tenho a perceção de que a autoestima pode ser alterada, pois existe uma situação que transforma todo o significad­o que se tem de si próprio e obriga o sujeito a lidar com aquilo que sente relativame­nte ao seu corpo/imagem, mas também com a crítica e o julgamento social.

Já teve pacientes em que isso se verificou?

Sim, já tive casos clínicos em que tive de me debruçar sobre como esta condição afeta o mundo interno de cada um. A autocrític­a surge com o medo da rejeição e de não se ser desejado o suficiente para se estabelece­r uma relação de proximidad­e com alguém. Mas estas preocupaçõ­es acabam por se revelar em questões que não dependem desta caracterís­tica, mas sim em questões que se encontram recalcadas, esquecidas, e que encontram um meio de manifestar desconfort­o a partir do que é visível.

Que estratégia­s aconselha a quem tem este tipo de complexos?

As estratégia­s que aconselho passam sempre por um plano de psicoterap­ia breve para que se possa avaliar o significad­o e o impacto na vida afetiva. É muito importante termos uma boa relação connosco, para que nos possamos manter ativos e criativos na forma como lidamos com as nossas frustraçõe­s e angústias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal