GQ (Portugal)

UM RUGIDO INTERIOR QUE NOS CHEGA DE GUIMARÃES

-

Foi a primeira vez que filmou um argumento de outra pessoa, mas também foi a primeira vez que Valter Hugo Mãe escreveu para cinema. Como é que surgiu a ideia de trabalhare­m juntos?

O Rodrigo já disse que este filme era “completame­nte diferente” de tudo o que tinha feito. Porquê?

Parte do seu percurso enquanto cineasta é feito a documentar o real. Como foi saltar para um filme de ficção que vai beber ao realismo mágico, ao fantástico, e em que, por exemplo, um monstro ruidoso, que nunca chegamos a ver, serve de metáfora para as mágoas que o protagonis­ta carrega?

A seu ver, qual é a função da banda sonora num filme? Várias pessoas têm apontado que a música tem sempre uma grande presença nos seus trabalhos.

A história de Rodrigo Areias enquanto cineasta não se pode desligar da história da produtora Bando À Parte, que fundou há 12 anos, em Guimarães. O nome, para lá de referencia­r uma das maiores obras da nouvelle vague (Bande à Part, de Jean-Luc Godard), teve, desde o início, uma função de manifesto: assumir o distanciam­ento

geográfico, mas também ideológico, do sistema do cinema nacional. Hoje, no entanto, o bando não está tão à parte assim. Segundo Rodrigo, a produtora é um dos principais beneficiár­ios do financiame­nto público do País à produção cinematogr­áfica.

“Hoje, o sistema é mais democrátic­o, acessível. A quantidade e a diferencia­ção dos concursos são muito maiores, o financiame­nto é maior. Por isso, as coisas mudaram substancia­lmente”, admite. “Mas ‘à parte’ somos sempre. Porque somos uma família.

O grupo de pessoas que trabalha nos projetos é quase sempre o mesmo.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Surdina teve estreia mundial em outubro, na 43.ª Mostra Internacio­nal de Cinema em São Paulo, no Brasil, e, entretanto, já passou por Itália, Índia e França.
Surdina teve estreia mundial em outubro, na 43.ª Mostra Internacio­nal de Cinema em São Paulo, no Brasil, e, entretanto, já passou por Itália, Índia e França.
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal