GQ (Portugal)

MADEIRA , VULCÃO EM FLOR

Voemos para a Madeira, ilha de clima tropical conhecida pela paisagem vulcânica, pelos picos montanhoso­s, exuberante­s e verdes, postal de vales e praias de pedras.

- Por Beatriz José. Fotografia de Catarina Almeida.

Vamos descobrir por que razão adoram os turistas Portugal, que ainda não sabemos bem porquê. Num momento em que muitos estrangeir­os não nos podem visitar, vamos nós ser turistas cá dentro. Não precisamos de dar meia volta ao mundo para encontrar tudo o que precisamos e desejamos, e que está aqui tão perto. O arquipélag­o da Madeira, composto pela ilha da Madeira, a de Porto Santo, as Selvagens e as Desertas, oferece uma temperatur­a amena durante todo o ano e paisagens completame­nte distintas das do resto do País. A ilha de origem vulcânica, com falésias que se estendem pela costa até ao cabo Girão, a sul, e à Ponta de São Lourenço, a Leste, tem uma variedade vegetal que se transforma na mancha de floresta Laurissilv­a (património da UNESCO), que convida a explorar.

São as praias de areia preta e calhau rolado que convidam a mergulhos, contrastan­tes com os areais brancos e de perder de vista do Continente. Já cantava Luís de Camões sobre “a grande Ilha da Madeira/ que do muito arvoredo assim se chama”, ilha que vale a pena visitar desde o mar até à serra.

ONDE FIC AR?

Para deixar a paisagem falar por si, recomenda‑se a Estalagem da Ponta do Sol, à beira da falésia e parte integrante de uma aldeia histórica com mais de 500 anos, precisamen­te a terra que lhe dá o nome à estalagem. Tem quartos minimalist­as que privilegia­m os tons neutros contrastan­tes com a fauna da ilha, com vista de mar (e infinity pool). Nem sabemos se vai querer visitar o resto do que a ilha tem para oferecer. O grande objetivo do hotel é o escapismo (tal como a ilha), onde é possível fazer todo o tipo de atividades ao ar livre, tais como birdwatchi­ng, windsurf, kite surf, whale watching ou canoagem. É o ponto de partida perfeito para umas férias de sonho. Para não falar da atmosfera easy going e relaxada do espaço.

Quinta da Rochinha, 9360‑529 Ponta do Sol. A partir de €80 por noite.

Se, por outro lado, prefere a azáfama e a proximidad­e de pontos de referência do centro histórico, pode ficar no ARTS IN Hotel Conde Carvalhal, com fácil acesso a todos os marcos da cidade do Funchal e com vista para o mar, para a serra e para a cidade. Tem o seu próprio jardim botânico, varandas e terraços. Esta casa senhorial é a escapadinh­a perfeita para casais e, dizem os entendidos, fica na melhor parte da cidade. Esta opção é a melhor para aqueles que não querem conduzir em férias e preferem ser conduzidos, ainda que se recomende alugar um carro para ver cada canto da ilha de forma mais prática. No centro da cidade disponibil­izam‑se transporte­s – táxis e empresas especializ­adas nas mais diversas atividades.

Rua Conde de Carvalhal,

53, 9060-011 Funchal. A partir de €60 por noite.

 ??  ?? Miradouro da Eira da Achada, com uma vista deslumbran­te das encostas escarpadas.
Miradouro da Eira da Achada, com uma vista deslumbran­te das encostas escarpadas.
 ??  ?? À direita, vista de São Martinho na costa da cidade do Funchal. Em baixo, uma rua da vila de São Vicente, no
Norte da ilha.
À direita, vista de São Martinho na costa da cidade do Funchal. Em baixo, uma rua da vila de São Vicente, no Norte da ilha.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal