GQ (Portugal)

HUGO MESSIAS

-

Fala-nos de um momento em que sentiste mudança. Muitos momentos me vêm à cabeça, mas talvez o mais universal seja o momento em que sais de casa dos teus pais (pelas mais diversas razões). Inevitavel­mente começas a ver o mundo de uma outra maneira e isso muda-te.

O que é que é preciso mudar já? E qual é o primeiro passo para essa mudança? Diria o sistema de ensino atual. Por um lado, temos um plano de estudos movido por interesses políticos, que tem um ciclo de cinco anos ao fim dos quais se tem de mostrar por números (cada um escolhe o seu) que o nível de literacia ou conhecimen­to aumentou. Isto leva a uma sobrecarga de matéria curricular (e muitas vezes para ser “palha” ou para “encher chouriços”) a que os professore­s não dão vazão sem se levar ao extremo, mas também a um sistema de facilitism­o. Por outro lado, temos uma sociedade que a tenra idade é obrigada a decidir o que quer fazer nas décadas seguintes e que é avaliada universalm­ente para isso. Hoje em dia, vários estudos mostram que cada indivíduo tem o seu historial familiar e social que determinar­á o seu sucesso neste sistema, o que o faz deixar de ser igualitári­o por essas razões. É algo que não se resolve com dar dinheiro a quem tem menos ou com escola gratuita. O primeiro passo é reconhecer que este sistema não funciona, mas que há outros já propostos, e até em funcioname­nto em Portugal, que têm de ser levados a sério.

O que é que achas que nunca devia mudar? A procura da mudança e o que a move. Se deixar de haver curiosidad­e ou de se buscar soluções, deixaremos de ter revoluções no entendimen­to do Universo. Se deixarmos de procurar novas emoções e modos de nos expressarm­os, deixaremos de ter nova música para ouvir em loop ou dança ou desporto para libertar o que nos v ai cá dentro. A lista é enorme...

O que é que mudavas em ti? Outra lista grande, mas gostava de ser mais indiferent­e a certos temas. Nem sempre temos de concordar em tudo e não se pode agradar a Gregos e a Troianos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal