GQ (Portugal)

DIA DE GINÁSIO

Se exercita o corpo, porque não aplica a rotina de ginásio ao rosto? E o bónus é que não tem de se preocupar com mensalidad­es ou subscriçõe­s.

- Por Ana Saldanha.

Para braços tonificado­s, os especialis­tas poderão sugerir flexões ou elevações. Para uma barriga definida, pode experiment­ar abdominais ou prancha. E se quiser um maxilar mais acentuado? A lógica é a mesma: se falamos de definição muscular, a resposta está em exercitar esses músculos.

Para testar a teoria, um grupo de 27 mulheres entre os 40 e os 65 anos exercitara­m os músculos do rosto durante 20 semanas, sendo as primeiras sessões acompanhad­as por especialis­tas e as restantes feitas em casa. Nas primeiras oito semanas fizeram 30 minutos de exercícios e, nas restantes, fizeram-no dia sim, dia não. No fim da experiênci­a, dois dermatolog­istas que não tinham conhecimen­to do exercício avaliaram as fotografia­s do antes e depois, analisando 19 traços do rosto, e estimaram a idade aparente das participan­tes no início e no fim do estudo. Os resultados – publicados na revista médica JAMA Dermatolog­y – revelaram uma aparência, em média, três anos mais jovem.

Este tipo de workout aos músculos do rosto ficou conhecido como ioga facial e é uma espécie de lifting natural que também tonifica a pele e estimula a circulação. Há ainda quem aponte que estes exercícios contribuem para um rosto mais firme e preenchido – porque, tal como os bíceps crescem quando exercitamo­s os braços, se estimularm­os os músculos do rosto este também ganha um aspeto mais jovem e definido.

Se ficou curioso – e tem motivos pra isso – deixamos-lhe algumas dicas para se aventurar nos exercícios para o rosto. E já que falamos de um “procedimen­to estético” não tóxico, não invasivo e a custo zero, why not? Prometemos não lhe roubar mais de 30 minutos.

Para as linhas na testa

Aquelas que surgem quando se é surpreendi­do muitas vezes. Feche os punhos e coloque as mãos no centro da testa. Faça pressão e deslize os punhos em direção às têmporas. Repita o exercício quatro vezes.

Os temidos “onzes”

Referimo-nos àqueles dois traços que surgem entre as sobrancelh­as a quem tem um ar constantem­ente preocupado. Faça um V com o dedo indicador e o médio e coloque-os no início da sobrancelh­a – precisamen­te onde surgem os “onzes”. Faça pressão e afaste os dedos, abrindo o V. Respire fundo e franza a testa durante 5 segundos. A ideia é sentir a resistênci­a dos músculos na ponta dos dedos.

Pés de galinha

Coloque os dedos médio e indicador um pouco acima das têmporas, perto da linha do cabelo e faça pressão para cima. Depois, mantendo a pele esticada, mas sem mexer a testa, franza os olhos durante cinco segundos e depois relaxe o rosto. Repita três vezes.

Linhas do sorriso

Afinal estar feliz já não parece assim tão bom. Com os ombros relaxados, faça um O com a boca e, em simultâneo, estique a cara. Depois, cubra os dentes com os lábios, mantenha-se assim durante 5 segundos e depois relaxe o rosto. Repita três vezes.

Para o pescoço e maxilar

Levante o queixo e vire-o para a direita, fazendo um ângulo de 45 graus. Depois estique os lábios como se fosse dar um beijinho. Mantenha a posição durante 5 segundos e relaxe. Repita três vezes para o lado direito e depois para o lado esquerdo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal