GQ (Portugal)

A cultura é segura, está viva e precisa de público. Aproveite-a.

-

Em dezembro, o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, recebe Fake. Com encenação de Miguel Fragata e elenco com nomes como Anabela Almeida, Beatriz Batarda e Sandra Faleiro, Cirila Bossuet e Isabel Abreu a pergunta “A verdade parece evidente, não?” deixa o mote para explorar a informação e a desinforma­ção, a crença, individual e coletiva, e o preconceit­o.

Em Braga, há música e teatro. O Festival Para Gente Sentada – adequado ao ano em que todos os espetáculo­s têm lugar marcado – está de volta ao Theatro Circo, de 17 a 19 de dezembro, com nomes como Samuel Úria ou Jorge Palma. Ao mesmo palco sobe também Calígula, nos dias 9 e 10 de dezembro, com texto de Albert Camus e encenação de Manuel Guedes, que dá vida à revolta contra a injustiça da condição humana.

Durante os dois meses seguintes poderá ver também a Trilogia Dramática da Terra Espanhola, três peças que passam por três salas num miniciclo com o mesmo elenco, dando continuida­de ao espetáculo como se se tratasse de uma obra contínua. Com encenação de António Pires, Yerma passa pelo Teatro do Bairro, em Lisboa, de 13 de janeiro a 7 de fevereiro. Depois é a vez de A Destruição de Sodoma, nas mesmas datas, mas ali ao lado, na Galeria Graça Brandão e, por fim, de 10 a 21 de Fevereiro, o Teatro São Luiz recebe Bodas de Sangue.

No Porto, no Rivoli, de 21 a 24 de janeiro, damos as boas-vindas antecipada­s à próxima estação com Noite de Primavera, com texto e encenação de Luís Mestre. A vontade de questionar o lugar das mulheres na criação artística deu a Cátia Pinheiro o empurrão para dar vida a F…, que estará em cena nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro no Teatro Municipal do Campo Alegre. De 11 a 20 de fevereiro, no Teatro Carlos Alberto, Tiago Rodrigues encena Catarina e a Beleza de Matar Fascistas – com a Catarina que é Sara Barros Leitão e a que a visita, que é Catarina Eufémia – num exercício em que nos afastamos da realidade só para a podermos ver melhor.

 ??  ?? Fotografia­s de cena do espetáculo Fake por
Filipe Ferreira.
Fotografia­s de cena do espetáculo Fake por Filipe Ferreira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal