GQ (Portugal)

O FUTURO É DE QUEM SONHA

Imagine que uma grande e prestigiad­a marca de automóveis pede a crianças até aos 16 anos que sonhem e que desenhem os seus sonhos em forma de máquinas. Foi isso mesmo que a Rolls-Royce fez. Os resultados estão à vista.

- Por Diego Armés.

FANTASIA (Turtle Car)

Por Florian, 16 anos, França. Inspirado pelas tartarugas terrestres e marinhas, o Turtle Car pode transporta­r os seus ocupantes na terra e na água – e não só: também pode voar.

Era abril de 2020, a pandemia alastrava rapidament­e por todo o planeta e nações inteiras eram votadas ao confinamen­to. Vivia-se então aquele período assustador e cheio de dúvidas – como se as dúvidas, hoje, já tivessem desapareci­do – em que, sem se saber o que fazer para escapar ao maldito vírus e tentar impedir que ele se propagasse ainda mais, as pessoas, no geral, se fecharam em casa à espera de novas ordens.

Sabendo que as crianças do mundo inteiro representa­vam uma fatia substancia­l dessas pessoas, a Rolls-Royce teve uma ideia: lançar um concurso de design para os mais novos. Foi assim que surgiu a Rools-Royce Young Designer Competitio­n, que desafiou crianças e jovens até aos 16 anos a criar o Rolls-Royce dos seus sonhos. A adesão foi de tal ordem que a marca alargou o prazo do concurso para poder receber todos os trabalhos criativos dos interessad­os. Não usamos o termo “criativos” levianamen­te nem como eufemismo: foram mesmo criativos, nalguns casos muito para lá daquilo

MENÇÕES HONR OSAS:

Rolls-Royce Bolt, por Declan, 10 anos, Reino Unido; Rolls-Royce Prosperity, por Tim, 9 anos, Alemanha; Rolls-Royce House of Esperanto, por Alisa, 6 anos, Rússia.

que poderíamos esperar. Estaremos, quem sabe, diante de visões do futuro. No mínimo, o resultado final demonstra a imaginação fervilhant­e de uma geração que, de repente, se viu impedida de levar a vida normal a que todas as crianças aspiram.

A fim de quatro meses de apreciação, o júri da Rolls-Royce chegou a decisões. À partida, e para não constrange­r a impression­ante criativida­de dos pequenos designers, não foram criados parâmetros nem categorias, ou sequer foram dadas referência­s. Os participan­tes tiveram total liberdade para imaginar e desenhar. No fim, e após a avaliação dos trabalhos, o júri apercebeu-se da emergência de quatro categorias: Ambiente, Tecnologia, Fantasia e uma quarta que podemos traduzir por “diversão”, mas que no original é Fun. Houve ainda três menções honrosas para trabalhos que o júri não conseguiu categoriza­r, mas que deixaram uma impressão muito vincada. Os trabalhos vencedores tiveram como prémio uma viagem de Rolls-Royce até à escola – nessa viagem, os vencedores podiam fazer-se acompanhar de um amigo. Todos os premiados – vencedores e menções honrosas – tiveram direito a uma versão redesenhad­a e renderizad­a dos modelos enviados.

Aqui fica a lista dos vencedores e os respetivos trabalhos. Quanto ao futuro da Rolls-Royce, protótipos não lhe faltam. Nada como imaginar em liberdade, mesmo que estejamos confinados.

 ??  ?? FUN (Glow)
Por Léna, 11 anos, Hungria. Um sonho para o futuro. O intemporal Rolls-Royce apresenta uma gama
completa de visão criativa.
FUN (Glow) Por Léna, 11 anos, Hungria. Um sonho para o futuro. O intemporal Rolls-Royce apresenta uma gama completa de visão criativa.
 ??  ??
 ??  ?? TECNOLOGIA ( Bluebird II)
Por Chenyang, 13 anos, China. O Rolls-Royce volta a quebrar recordes mundiais de velocidade.
TECNOLOGIA ( Bluebird II) Por Chenyang, 13 anos, China. O Rolls-Royce volta a quebrar recordes mundiais de velocidade.
 ??  ?? AMBIENTE (The Capsule)
Por Saya, 6 anos, Japão.
Para os amantes da Terra e para todos aqueles que se preocupam verdadeira­mente com a saúde das pessoas.
AMBIENTE (The Capsule) Por Saya, 6 anos, Japão. Para os amantes da Terra e para todos aqueles que se preocupam verdadeira­mente com a saúde das pessoas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal