GQ (Portugal)

UMA QUESTÃO DE ES SÊNCIA

- Por Diego Armés.

Às vezes, as marcas procuram a essência e aquilo que define as pessoas para se aproximare­m delas. Outras vezes, as pessoas e as marcas estão de tal maneira sintonizad­as que parecem destinadas a ficar juntas. A Lexus explora este segundo caso nas suas Amazing Stories.

ALexus, divisão dos veículos premium e de luxo da marca automóvel japonesa Toyota, lançou recentemen­te um curioso projeto. Sob o título genérico Lexus Amazing Stories, a marca propõe-se a contar histórias reais “daqueles que optam por fazer o seu próprio caminho em busca do extraordin­ário”. O projeto, que começou em 2018 com Dirk Niepoort, o holandês que se mudou para as encostas do Douro para agitar a região e o universo dos vinhos do Porto e não só, só agora vê a luz do dia. Quisemos saber mais sobre estas Amazing Stories, os seus protagonis­tas e a motivação da própria marca.

O DESAFIO PORTUGUÊS

Desde que a Lexus entrou no mercado português que se deparou com um desafio: mostrar às pessoas que descobrem a marca, ou que a procuram, ou que se interessam pela Lexus, o seu conjunto de valores e a própria filosofia que constitui a sua essência. Falaremos dessa filosofia mais à frente, mas podemos adiantar que assenta em três conceitos que também explicarem­os mais tarde: Omotenashi, Takumi e Yet Philosophy.

Acontece que a Lexus, para conseguir apresentar e comunicar os pilares da sua essência, pretende ir além dos produtos que oferece ou dos serviços que providenci­a. A marca procura refletir a sua essência nas próprias pessoas. O desafio de revelar a marca ao público português foi agravado por se pensar sempre nas três grandes marcas alemãs do segmento premium quando se pensa em automóveis premium. A Lexus quis mostrar que, sendo do mesmo segmento, é definitiva­mente uma marca diferente. Em quê? Na filosofia, precisamen­te, porque não se trata aqui de uma estratégia empresaria­l de comunicaçã­o; falamos mesmo de essência e de princípios que guiam as ideias e as atitudes.

A NECESSIDAD­E AGUÇA O ENGENHO

E é deste desafio que nascem as Amazing Stories. Serão estas stories metáforas da filosofia da marca? A resposta que nos dão: “são e não são”. Por um lado, o que estas pessoas fazem e a maneira como o fazem, sim, simbolizam os princípios essenciais da marca; por outro, essa essência, essa filosofia, só faz sentido e só é possível precisamen­te com pessoas, nunca com objetos ou com serviços. A essência da Lexus é, pode dizer-se, algo exclusivam­ente humano.

Nesta resposta reside a explicação para a escolha dos protagonis­tas das histórias. Não se tratou de um casting, muito menos de procurar embaixador­es para a marca em Portugal – nem a marca se revê nesse tipo de estratégia­s de influência. Trata-se antes de um encontro natural entre pessoas e a Lexus. As pessoas encontrara­m na marca o seu próprio reflexo, porque pessoas como Dirk Nieport praticam naturalmen­te o omotenashi, o takumi e a Yet Philosophy. No fundo, é tudo uma questão de espírito e de atitude perante o mundo. ●

 ??  ?? OMOTENASHI
Hospitalid­ade poderia resumir o significad­o do omotenashi, mas infelizmen­te é uma definição demasiado curta. Esta tradição japonesa tem a ver com receber e ser recebido do mesmo modo, com respeito e de igual para igual. Em suma, é ser generoso e atencioso, mas do fundo do coração, com intenções puras.
OMOTENASHI Hospitalid­ade poderia resumir o significad­o do omotenashi, mas infelizmen­te é uma definição demasiado curta. Esta tradição japonesa tem a ver com receber e ser recebido do mesmo modo, com respeito e de igual para igual. Em suma, é ser generoso e atencioso, mas do fundo do coração, com intenções puras.
 ??  ?? TAKUMI
Tem a ver com a precisão artesanal. A dedicação a uma função, a competênci­a demonstrad­a na sua execução, tudo isso compõe o takumi, cujo resultado final será necessaria­mente a excelência. Cada mestre takumi da Lexus tem, pelo menos, um quarto de século de experiênci­a.
TAKUMI Tem a ver com a precisão artesanal. A dedicação a uma função, a competênci­a demonstrad­a na sua execução, tudo isso compõe o takumi, cujo resultado final será necessaria­mente a excelência. Cada mestre takumi da Lexus tem, pelo menos, um quarto de século de experiênci­a.
 ??  ?? Lexus Amazing Stories
Lexus Amazing Stories

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal