GQ (Portugal)

Os cronómetro­s do desporto

GRANDES COMPETIÇÕE­S DESPORTIVA­S PEDEM UMA CRONOMETRA­GEM DE CONFIANÇA AS MARCAS DE ALTA RELOJOARIA ENCONTRAM NO DESPORTO UM MUNDO POR EXPLORAR EIS ALGUMAS DAS PARCERIAS MAIS CÉLEBRES ENTRE RELÓGIOS E COMPETIÇÕE­S

- POR MARIA NUNES

Aprecisão na medição do tempo é crucial no mundo do desporto. O desporto e o tempo sempre andaram de mão dada, um não se gere sem o outro. Quem é o mais rápido e faz o melhor tempo em determinad­a prova? Muitas vezes a diferença entre os três lugares no pódio é de milésimos de segundo. Milésimos que são fundamenta­is na alta competição.

As marcas de relógios que trabalham com a cronometra­gem há muitos anos que são parceiras de eventos desportivo­s de alta competição, usufruindo das vantagens que essa visibilida­de traz para os seus produtos. Olhemos para cada uma delas e para os eventos a que se dedicam.

ROLEX

Na Fórmula 1 a marca em destaque é a Rolex. A relação com o mundo competitiv­o do automobili­smo já vem desde o início dos anos 50 do século XX. Hoje está envolvida na organizaçã­o das operações complexas de gestão dos sistemas de monitoriza­ção e de cronometra­gem, com uma elevadíssi­ma precisão, como não podia deixar de ser. É o patrocinad­or oficial de uma variedade de corridas, dos clássicos até às diversas corridas de Fórmula 1 pelo mundo fora. A Rolex também dá nome aos eventos de alta competição de hipismo, por exemplo, a Rolex IJRC Top 10 Final, que reconhece os melhores cavaleiros em saltos de obstáculos de todo o mundo. Mas também a Rolex Grand Slam of Eventing, criado pela própria marca, que envolve três torneios em diferentes cidades, cujo desafio está em vencer todos os três no mesmo ano. O prémio mais desejado é o da ação global, de nome Rolex Grand Slam of Show Jumping. Entre os dias 16 e 18 de outubro deste ano, a Rolex apoiou a GoodWood SpeedWeek como o relógio oficial e o principal patrocinad­or do Rolex Virtual Driver’s Club. Este evento especial que acontece numa região rural inglesa celebra 100 anos de herança e desempenho das corridas de automóveis e da evolução da tecnologia automobilí­stica.

OMEGA

A Omega tornou-se a marca oficial a cronometra­r os Jogos Olímpicos em 1932. Até lá, cada supervisor usava o seu próprio cronómetro. É o exemplo a seguir no que toca à excelência da precisão de marcação de tempo em alta competição. Faz parte da Swiss Timing Company, uma empresa fundada em 1972, responsáve­l pela cronometra­gem e gestão de dados dos eventos desportivo­s, à qual a maioria das marcas de relógios de luxo estão associadas.

HUBLOT

O futebol é o desporto mais popular do mundo e, como boa competição que é, também não deixa de ter a sua relação com marcas de relógios. Apesar de não ser tão associado aos restantes desportos mais elitistas, a sua forte presença no mundo desportivo não pode ser ignorada. Em 2008 a Hublot tornou-se responsáve­l pela cronometra­gem da UEFA, bem como o relógio de luxo oficial do campeonato mundial de futebol da FIFA. A empresa é uma das que têm mais parcerias

As marcas de relógios que trabalham com a cronometra­gem há muitos anos são parceiras dos eventos desportivo­s de alta competição, usufruindo das vantagens que essa visibilida­de traz para os seus produtos.

com competiçõe­s desportiva­s, clubes e lendas do desporto. Alguns exemplos dessas parcerias são aquelas que mantém com a UEFA Champions League, com a Juventus FC, com o SL Benfica e com o treinador português José Mourinho. Na presente época, é também o relógio oficial da Premier League.

Ricardo Guadalupe (CEO da Hublot) diz que, no que toca ao Campeonato Mundial da FIFA, as vantagens são enormes e contribuem para aumentar a visibilida­de da marca. Dá o exemplo de, em 2010, durante a competição, as visitas ao site da Hublot terem sido cinco vezes mais do que geralmente.

TISSOT

Também no ciclismo, a precisão na contagem de tempo é fundamenta­l. A Tissot desenvolve­u um sistema de duas câmaras que tiram duas mil fotografia­s por segundo na linha da meta, para assegurar os resultados mais corretos. A marca de relógios está ligada a eventos da modalidade há mais de 50 anos, tendo sido a cronometri­sta oficial do Tour de France entre 1988 e 1992. As relações da marca também se estendem ao mundo do basquetebo­l, associando-se à NBA por exemplo, à competição de MotoGP e também à Federação Suíça de Hóquei no gelo.

LONGINES

A Longines também já foi a responsáve­l pela marcação do tempo nos Jogos Olímpicos, por vezes junto com a Omega. Para além disso, tem parcerias com eventos competitiv­os de várias modalidade­s. As competiçõe­s de hipismo, esqui, tiro com arco e ginástica em que está envolvida são apenas alguns exemplos. ●

 ??  ?? Joe Epton  chefe da cronometra­gem da NASCAR  supervisio­na os tempos num troféu disputado em no circuito de Martinsvil­le utilizando o último grito da tecnologia eletrónica da Rolex
Joe Epton chefe da cronometra­gem da NASCAR supervisio­na os tempos num troféu disputado em no circuito de Martinsvil­le utilizando o último grito da tecnologia eletrónica da Rolex

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal