GQ (Portugal)

TICKING CLOCKS NO CINEMA

-

Real Time narration method: é um método narrativo em que os acontecime­ntos são retratados ao mesmo tempo que as personagen­s os experienci­am. Por exemplo, num filme de 90 minutos, assistimos também a 90 minutos ficcionais. O contrário seria, por exemplo, um filme de uma hora e meia em que são representa­dos cinco anos da vida de uma personagem, sendo esta cinco anos mais velha no fim do filme. O modo como a narrativa é construída e constantem­ente levada a momentos de tensão, faz com que quem vê ao filme a certa altura se tenha esquecido de que há um limite de tempo, uma contagem decrescent­e ou uma bomba prestes a explodir.

Sentir a pressão e o limite de tempo a apertar é mais do que comum.

Não sendo suficiente sentir estas restrições no dia a dia, adicionams­e à equação filmes que retratam precisamen­te essas sensações. Automatica­mente, associase aqui o som do relógio a contar os minutos e segundos para acrescenta­r pressão. Se os momentos narrativos já são tensos então porque não juntar uma contagem decrescent­e para nos manter agarrados ao ecrã sem conseguir desviar o olhar por um segundo, mesmo sentindo uma enorme ansiedade.

A banda sonora é a grande aliada paea ajudar a manter intensos os momentos de tensão ou de pressão do tempo. Quando não há diálogo ou muita ação a decorrer no ecrã, de que outra forma é que nos apercebemo­s de que estamos a chegar a um momento de maior pressão senão através do som?

Claro que o protagonis­ta nestes filmes é o tempo, a falta dele e as suas consequênc­ias, mas sem uma excelente banda sonora e sons perfeitame­nte encaixados em certos momentos, não sentimos a pressão da mesma forma.

EXEMPLOS:

SEM TEMPO (IN TIME, 2011) Neste filme de ficção científica, tempo vale mais que dinheiro. Com um relógio incorporad­o na pele que indica quanto tempo uma pessoa tem para viver, cada um luta para conseguir mais e mais. A premissa é simples, quanto mais dinheiro e poder uma pessoa tem, mais tempo possui no seu relógio. Neste filme perdese o rigor dado ao tempo dos

“relógios biológicos” em troca da dramatizaç­ão das cenas. Quando a mãe do protagonis­ta precisa de duas horas para pagar uma viagem de autocarro para se encontrar com o filho, tem apenas uma hora e meia no seu relógio. A sequência em si dura três minutos e passamse uns rápidos 40 segundos até se voltar a ver que já só tem 20 minutos. Quando está a correr para os braços do filho tem dez segundos de vida, enquanto esta parte do filme dura mais do dobro para intensific­ar a emoção da sua morte.

24 (SÉRIE TELEVISIVA, 2001-2010)

A famosa série que decorreu durante cerca de 10 anos brinca com o número que lhe dá título.

Com 24 episódios em cada temporada, tenta representa­r 24 horas da vida do protagonis­ta usando o método de narração em tempo real. O problema está na falta de rigor. Os episódios deviam ter a duração de uma hora, mas, na realidade, apenas vemos cerca de 45 minutos.

AMEAÇA TERRORISTA (UNTHINKABL­E, 2010)

A ação deste filme centrase na ameaça de um terrorista que diz fazer explodir várias bombas distribuíd­as por diferentes cidades nos EUA se o governo não cumprir as exigências dele. Enquanto o cronómetro das bombas avança, o agente de operações especiais interpreta­do por Samuel L.

Jackson tenta, através de métodos extremamen­te agressivos, extrair informação ao terrorista acerca da localizaçã­o das bombas de forma a evitar o pior. Para efeitos dramáticos, a precisão entre conjugar o tempo que falta para a bomba explodir e o agente obter a localizaçã­o é prolongada e, realistica­mente, o FBI não conseguiri­a chegar a tempo de desativar e impedir a explosão da bomba.

FICÇÃO CIENTÍFICA (VIAGENS NO TEMPO) E CONTAGENS DECRESCENT­ES (LIMITES TEMPORAIS)

● Estranhas Revelações ( Ticking Clock, 2011) ● Um Dia para Viver ( 24 Hours to Live, 2017) ● O Predestina­do ( Predestina­tion, 2014) ● O Código Base ( Source Code, 2011)

 ??  ?? Capas dos filmes Sem tempo com Justin Timberlake e Amanda Seyfried e, ao lado, Ameaça Terrorista com Samuel L. Jackson.
Capas dos filmes Sem tempo com Justin Timberlake e Amanda Seyfried e, ao lado, Ameaça Terrorista com Samuel L. Jackson.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal