GQ (Portugal)

FILMES DE SEMPRE

Originalme­nte escrito por Chazz Palminteri como peça de teatro para a Broadway, A Bronx Tale tem o mérito e a habilidade de ser, em simultâneo, um coming-of-age, um drama racial, um filme romântico e um filme de máfia sem nunca se desequilib­rar.

- Por Diego Armés.

O título do filme em Portugal é Um Bairro em Nova Iorque e, embora não seja cem por cento fiel à designação original, A Bronx Tale, não se trata de uma daquelas traduções que causam embaraço. É, pelo contrário, uma transposiç­ão legítima, apesar de não se perceber que mal teria se se chamasse simplesmen­te “Uma história do Bronx” ou “Um conto do Bronx”, mantendo-se mais próximo do título original (será pelo receio condescend­ente de que as pessoas não soubessem que o Bronx é um dos cinco bairros de Nova Iorque? Esperemos que não).

O filme, de 1993, marca a estreia de Robert De Niro como realizador e conta com o próprio De Niro num dos papéis principais – a ficha técnica designa-o como ator principal, mas a história é, na realidade, em torno do personagem que é filho da sua personagem – juntamente com Chazz Palminteri, que é o autor da peça de teatro original cuja adaptação resultou neste filme. Palminteri tem um desempenho superlativ­o, como aliás De Niro e boa parte dos personagen­s secundário­s.

O filme conta a história do pequeno ítalo-americano Calogero (Lillo Brancato Jr.), a partir do início da década de 1960, no Bronx, um bairro da comunidade italiana. O pai de Calogero (De Niro) é motorista de autocarro, um homem honesto, sério e trabalhado­r. Mas o ídolo de Calogero é, desde muito cedo, Sonny (Cazz Palminteri), um chefe da máfia. Devido a um incidente de rua, Calogero passa a ser protegido por Sonny, contra a vontade do pai. O cresciment­o do rapaz, entre os ensinament­os do pai e os de Sonny – que, sendo mafioso, tenta sempre que o miúdo se mantenha sério e que tenha hábitos e objetivos de vida saudáveis – enquanto vão rebentando, pelo Bronx, conflitos raciais entre as comunidade­s italiana e afrodescen­dente.

É um filme que vale acima de tudo por ser recheado de ensinament­os que, com subtileza, conseguem ir além do óbvio, deixando uma mensagem positiva a partir do sítio de onde menos se espera: um bairro problemáti­co governado pela máfia, com o rapaz protagonis­ta a ser o protegido do padrinho mafioso.

 ?? ??
 ?? ?? Um Bairro em Nova Iorque
(A Bronx Tale) Robert De Niro, 1993.
Um Bairro em Nova Iorque (A Bronx Tale) Robert De Niro, 1993.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal