Guia Record

Um leão especialis­ta

-

Sporting e FC Porto disputaram, no Jamor, a segunda final da época entre as duas equipas. Na primeira, na Taça da Liga, em janeiro, os leões levaram a melhor; agora, na Taça de Portugal, no jogo que fechou a temporada para os clubes portuguese­s, a equipa de Alvalade voltou a fazer a festa. Em ambas as partidas, há dois fatores comuns a destacar: o FC Porto era o favorito; o triunfo do Sporting foi sempre conseguido no desempate por penáltis.

Lotaria? Nem por sombras. Muito trabalho, sim. E também frieza e concentraç­ão para quem bate o pontapé decisivo e para o guarda-redes. O Sporting mostrou ser um verdadeiro especialis­ta neste tipo de desempate. Aliás, já na época passada, os

leões tinham derrotado o FC Porto, então nas meias-finais, quer na Taça de Portugal, quer na Taça da Liga, e em ambos os casos na decisão por penáltis.

Um ano depois da surpreende­nte derrota no Jamor perante o Aves, o Sporting voltou a erguer o troféu, o 17.º do historial – mais um do que o FC Porto, mas a nove do Benfica. Um êxitoqueae­quipaleoni­nanãoconse­guia desde 2014/15, quando venceu o Sp. Braga também nos penáltis. Já paraoFCPor­tofoiumpen­osofinalde época,depoisdeta­mbémterper­dido ocampeonat­oparaoBenf­icadiasant­esdestafin­al.Continuaas­simojejum que já dura desde 2010/11.

No Jamor, o FC Porto foi mais dominador e chegou à vantagem, mas o Sporting deu a volta ao resultado. No último suspiro do prolongame­nto, Felipe fez o 2-2 para o dragão e levou a decisão para os penáltis, onde coube ao leão Luiz Phellype marcar o golo decisivo.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Sporting voltou a vencer o FC Porto na decisão por penáltis e ergueu a 17.ª Taça de Portugal do historial
Sporting voltou a vencer o FC Porto na decisão por penáltis e ergueu a 17.ª Taça de Portugal do historial
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal