Guia Record

Novidades em campo e melhor tecnologia

-

Háduasépoc­asemfuncio­namento,oVARtardae­m conseguir unanimidad­e de opiniões favoráveis. Para tentarredu­zirascríti­cas,aLigavaiin­troduzires­tatemporad­aaslinhas de fora de jogo. Uma ajuda que deverá resolver de uma vez por todas as dúvidas quanto às posições irregulare­s dos jogadores.

Em campo também há novidades. Por exemplo, as polémicas “bolas na mão” serão clarificad­as, ou seja, mesmo que a bola bata acidentalm­ente na mão/braço de um jogador, mas se dirija para dentro da baliza, o árbitro deverá considerar sempre penálti. O mesmo decidirá se o atleta aumentar a volumetria do corpo ou caso a mão/braço esteja numa posição acima dos ombros. Deverá ainda ser anulado um golo apontado por um jogador a quem a bola tenha acidentalm­ente batido na sua mão. Contudo, não será considerad­o mão na bola quando esta embate num adversário que se encontre perto do raio de ação de quem rematou; quando a mão/braço se encontra encostada ao corpo; quando um jogador está a cair e a bola embate no seu apoio.

Quanto aos livres diretos, os jogadores da equipa atacante deixam de ser permitidos junto da barreira (têm de estar a um metro). Por outro lado, as bolas já não têm de sair da grande área nos pontapés de baliza. De resto, passa a caber à equipa que ganha a “moeda ao ar” antes do início de um jogo a escolha do campo e também o pontapé de saída. Acrescente-se que passam a ser permitidas pausas com um máximo de três minutos para hidratação dos jogadores e, nas substituiç­ões, o jogador é obrigado a abandonar o campo na linha lateral mais próxima. Finalmente, quando o árbitro entende admoestar o banco de uma equipa, mas não consegue identifica­r o prevaricad­or, será o treinador principal a receber o cartão.

 ??  ?? Videoárbit­ro voltará a estar no centro das atenções em 2019/20
Videoárbit­ro voltará a estar no centro das atenções em 2019/20

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal