Guia Record

Muito equilíbrio

-

OCampeonat­o de Portugal, que a FPF considera a competição antecessor­a da Taça de Portugal, disputou-se entre 1921 e 1938 e conheceu um grande equilíbrio no que a vencedores diz respeito. Sporting e FC Porto ganharam a prova por quatro vezes, Benfica e Belenenses em três ocasiões, enquanto Olhanense, Marítimo e o extinto Carcavelin­hos também inscrevera­m os nomes no álbum de ouro.

Os vencedores foram-se alternando ao longo do tempo, pelo que não houve qualquer clube a conhecer um período hegemónico durante a vida desta competição. Existiu, aliás, apenas um ‘bicampeão’, o Benfica, que venceu a prova entre 1929 e 1931.

Os dragões foram, no entanto, os primeiros a erguer o cetro numa final

que encerra algumas curiosidad­es. Foi a única vez que a partida decisiva se disputou em duas mãos e o empate verificado obrigou a uma finalíssim­a, que se repetiria por uma única vez noutros moldes, dez anos mais tarde, com a vitória a sorrir novamente ao FC Porto.

Até 1928, clubes que mais tarde ficariam arredados dos principais títulos, como Olhanense, Marítimo e Carcavelin­hos ainda se imiscuíram na luta entre aqueles que viriam a ser chamados de três grandes. Depois dessa data, só o Belenenses, por uma ocasião, contestari­a a superiorid­ade de Sporting, FC Porto e Benfica.

Tanto o Campeonato de Portugal, como outras competiçõe­s que se disputavam na altura, fizeram emergir nomes incontorná­veis do futebol português. Francisco Stromp, Jorge Vieira e Peyroteo (Sporting), Vítor Silva e Espírito Santo (Benfica), Valdemar Mota( FC Porto) ouPepe( Belenenses) ainda hoje fazem parte do imaginário­dos amantes do desporto-rei.

 ??  ?? Peyroteo e Jorge Vieira (Sporting), Valdemar Mota (FC Porto), Vítor Silva (Benfica) e Pepe (Belenenses) são nomes incontorná­veis do futebol português
Peyroteo e Jorge Vieira (Sporting), Valdemar Mota (FC Porto), Vítor Silva (Benfica) e Pepe (Belenenses) são nomes incontorná­veis do futebol português
 ??  ?? Fernando Peyroteo levou o perigo à baliza benfiquist­a durante anos a fio
Fernando Peyroteo levou o perigo à baliza benfiquist­a durante anos a fio
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal