Guia Record

Portugal vence Liga das Nações

-

Aprimeira vez nunca se esquece e a Seleção Nacional ficará para sempre na memória do futebol europeu como a primeira a sagrar-se campeã da Liga das Nações, prova criada pela UEFA e cuja primeira edição começou em setembro de 2018 e terminou naquela noite histórica de 9 de junho de 2019, no Porto, quando Portugal bateu a Holanda na final, por 1-0, com golo de Gonçalo Guedes. Dois anos depois da conquista do Euro’2016, a formação orientada por Fernando Santos manteve assim a hegemonia do futebol do Velho Continente.

Com a fase final da prova a ser realizada em solo nacional, no Porto e em Guimarães, a Seleção deu continuida­de ao excelente percurso da primeira fase – duas vitórias sobre Itália e Polónia e dois empates com as mesmas equipas – e ultrapasso­u a Suíça nas meias-finais, num duelo complicado, mas resolvido com três grandes golos do capitão Cristiano Ronaldo – 3-1 foi o resultado final. Seguiu-se então a Holanda, que havia eliminado a Inglaterra (também por 3-1, mas após prolongame­nto ), frenteàqu ala Seleção Nacional não vacilou, mostrando desde cedo que a vitória seria sempre o resultado final mais justo. E foi.

Foi graças a um momento de inspiração de Gonçalo Guedes que, após entendimen­to com Bernardo Silva, disparou à entrada da área holandesa, sem hipótese para Cillessen, num lance a fazer lembrar aquele de Éder, quando, em 2016, marcou o golo do triunfo

Gonçalo Guedes ‘fez’ de Éder e resolveu a final com a Holanda. Bernardo Silva foi eleito o melhor jogador da fase final e Cristiano Ronaldo terminou como o melhor marcador

sobre a França e deu o título de campeão europeu a Portugal.

A primeira edição da Liga das Nações ficou ainda marcada pela eleição de Bernardo Silva como o melhor jogador da fase final. O avançado português do Manchester City juntou este troféu aos da Liga, Supertaça, Taça e Taça da Liga inglesas, somando assim cinco em 2018/19. Bernardo integrou ainda o onze ideal da fase final da competição, juntamente com quatro compatriot­as, Nélson Semedo, Rúben Dias, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo – os outros eleitos para a equipa foram Pickford (Inglaterra), Van Dijk (Holanda), Blind (Holanda), De Jong (Holanda), Wijnaldum (Holanda) e Shaqiri (Suíça).

No mesmo dia, enquanto a Seleção portuguesa viria a fazer a festa do título no Porto, a Inglaterra festejara em Guimarães o terceiro lugar, após uma longa partida com a Suíça, que só seria decidida no desempate por penáltis, após o 0-0 no final dos 90 minutos e que não se desfez no prolongame­nto. Mesmo nos penáltis, o desempate só foi alcançado na segunda série, quando o suíço Drmic permitiu a defesa de Jordan Pickford.

 ??  ?? Seleção Nacional voltou a ganhar uma grande competição continenta­l, depois da conquista do Europeu de 2016
Seleção Nacional voltou a ganhar uma grande competição continenta­l, depois da conquista do Europeu de 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal