Guia Record

Águia goleia leão a abrir

-

OBenfica transpôs para 2019/20 o impression­ante final da temporada anterior, que lhe permitiu recuperar de sete pontos de desvantage­m em relação ao FC Porto e sagrar-se campeão nacional, após sequência de 18 vitórias em 19 jogos desde que

Bruno Lage assumiu o comando das águias.

No Estádio Algarve, assistiu-se a uma exibi- ção bem conseguida, a espaços demolidora dos encarnados, que chega- ram a abafar por com- pleto o rival Sporting, triunfando por 5-0 e conquistan­do a oitava Supertaça do historial – quarta nas últimas seis edições da competição.

Marcel Keizer tentou surpreende­r o adversário, juntando Luís Neto a Coates e Mathieu, num bloco de três centrais, sempre apoiado de perto por Doumbia. E o início de jogo até foi prometedor, com Vlachodimo­s a assumir-se, então, como figura de destaque, negando dois golos a Bruno Fernandes e evitando ainda um autogolo de Ferro. Só que, num venenoso ataque, Rafa começou a esburacar a defesa leonina. Empreitada que se acentuou na segunda metade do encontro. Pizzi, que formou uma dupla terrível com Rafa, bisou; Grimaldo e Chiquinho deram contornos de goleada ao resultado. No final, uma mão cheia de golos a coroar exibição de cinco estrelas do Benfica.

Desde 1996/97 – quando o FC Porto foi à Luz vencer por 5-0, ainda a Supertaça se disputava a duas mãos – que não se assitia a um resultado tão desnivelad­o na competição. Foi também a maior vitória dos últimos 30 anos num dérbi entre os dois grandes de Lisboa. Ainda assim, os encarnados continuam longe do FC Porto no que respeita a troféus conquistad­os nesta competição: 8 (tantos quantos o Sporting) contra 21 dos dragões.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal