Guia Record

Maldição mantém-se e a águia caiu na final

-

Àterceira... não foi de vez. Depois de ter sido derrotado nas finais de 2013/14 (por Barcelona) e 2016/17 (por Salzburgo), o Benfica voltou a claudicar no jogo de atribuição do título da Youth League (sub-19), ao perder, na Suíça, por 3-2, frente ao Real Madrid, equipa que ergueu o seu primeiro troféu na competição.

É caso para dizer que a maldição de Bela Guttmann existe e já se estende, inclusivam­ente, às equipas mais jovens dos encarnados – em 1962, após conquistar a segunda Taça dos Campeões Europeus pelo clube da Luz, o treinador húngaro viu negado o pedido de aumento salarial e deixou Lisboa de forma abrupta, profetizan­do qualquer coisa como: “Sem mim, nem em 100 anos o Benfica vai conquistar outra taça europeia.”

As águias tentavam, em Nyon, dar o segundo título consecutiv­o a Portugal,

depois do triunfo do FC Porto na época passada, quando bateu na final o Chelsea, por 3-1. Mas desde cedo se percebeu que a tarefa não seria fácil. Os encarnados entraram mal na partida e ao intervalo já perdiam por 2-0 – Pablo Rodríguez inaugurou o marcador aos 26’ e, aos 44’, Henrique Jocú marcou na própria baliza.

Na segunda metade, com as alterações efetuadas pelo técnico Luís Castro, o Benfica subiu bastante de rendimento e, logo aos 49’, Gonçalo Ramos reduziu a desvantage­m. A formação da Luz estava melhor no encontro, mas uma falha defensiva permitiu que, no minuto seguinte, Miguel Gutiérrez voltasse a colocar a diferença em dois golos.

O Benfica não baixou os braços e Gonçalo Ramos bisou aos 57’. O golo empolgou ainda mais os encarnados, que foram à procura do empate e estiveram muito perto de consegui-lo. Aos 68’, a equipa portuguesa beneficiou de um penálti, mas Tiago Dantas permitiu a defesa de Luis López. Já em tempo de compensaçã­o, nova grande oportunida­de, com Henrique Araújo a acertar na barra.

Embora sem troféu coletivo, Gonçalo Ramos esteve em excelente plano individual, sendo, a par do italiano Roberto Piccoli (Atalanta), o melhor marcador desta edição, com 8 golos.

A UEFA Youth League é a primeira competição jovem a nível de clubes, disputada pelas equipas sub-19 dos emblemas apurados para a fase de grupos da Champions, juntando-se a estes os campeões nacionais sub-19 dos 32 países melhor posicionad­os no ranking da UEFA, que não se encontram representa­dos na Fase de Grupos da ‘principal’ Liga dos Campeões.

 ??  ?? Desilusão benfiquist­a após perder, frente ao Real Madrid, a terceira final na competição de sub-19
Desilusão benfiquist­a após perder, frente ao Real Madrid, a terceira final na competição de sub-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal