Guia Record

Luz na coroa do Bayern

-

Foi num Estádio da Luz despido de público, devido à pandemia por Covid-19, que o Bayern venceu o Paris SG, por 1-0, e conquistou a sexta Liga dos Campeões (na sua 11.ª final), igualando o Liverpool no 3.º lugar do pódio de clubes com mais títulos – o Real Madrid soma 13 e o AC Milan 7.

O francês Kingsley Coman, o

mais jovem jogador a estrear-se pelo... PSG, com 16 anos, em 2013 – depois não encontrou espaço de evolução nos parisiense­s –, foi o autor do golo, que culminou um percurso imaculado dos bávaros – primeiro clube a vencer todos os jogos numa edição da Liga dos Campeões e que teve como outro dos pontos altos a goleada histórica frente ao Barcelona, por 8-2, nos quartos-de-final. O Bayern volta, assim, a erguer o troféu, sete anos depois do último êxito. Neuer, Boateng, Alaba, Javi Martínez e Müller integravam a equipa que, na final de 2013, derrotou o Borussia Dortmund, onde alinhava Lewandowsk­i, hoje goleador-mor dos bávaros.

A 65.ª edição da Liga dos Campeões fica para a história. Pela primeira vez, a fase final da prova foi disputada em formato de final 8, com jogos à porta fechada e em apenas dois estádios: Luz e Alvalade. Com a suspensão das competiçõe­s devido à Covid-19, esta foi a forma encontrada pela UEFA para concluir a Liga milionária de 2019/20.

A final estava inicialmen­te marcado para o dia 30 de maio, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, Turquia.

Equipa de Munique conquistou a sexta Liga dos Campeões no Estádio do Benfica, palco do jogo decisivo da prova pela segunda vez, numa edição disputada em inédito formado de final 8, com jogos à porta fechada

No entanto, a decisão de implementa­r um formato mais restrito para o torneio devido à pandemia, com partidas únicas em campo neutro desde os quartos-de-final, em vez do modelo tradiciona­l (casa e fora), e reunindo as oito equipas na mesma cidade, levou a UEFA a mudar de ideias, apontando Lisboa como palco da fase final, a realizar entre 12 e 23 de agosto.

Esta foi a terceira vez que Portugal recebeu a final da prova. A primeira foi em 1966/67, no Estádio Nacional. Na altura, denominava-se Taça dos Campeões Europeus e foi ganha pelo Celtic (2-1 ao Inter Milão). Em 2013/14, o Estádio da Luz foi palco de uma final 100 por cento espanhola, entre Atlético e Real Madrid, que terminou com a equipa de Cristiano Ronaldo e Fábio Coentrão a erguer “La Decima” dos merengues. Na última época, o Estádio do SL Benfica iluminou o trajeto do Bayern rumo à sexta Champions.

 ??  ?? Bávaros venceram o Paris SG com um golo de Coman e fizeram a festa num Estádio da Luz... vazio
Bávaros venceram o Paris SG com um golo de Coman e fizeram a festa num Estádio da Luz... vazio
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal