Jornal de Notícias - JN + Noticias Magazine

RUI PAIXÃO

Ator, palhaço, performer 25 anos

-

Rui Paixão foi protagonis­ta do Cirque du Soleil entre 2018 e 2020. Estreia em junho “Hamster Clown”, um novo espetáculo, em coautoria com Ricardo Neves-neves, no Teatro São Luiz, em Lisboa, cidade onde foi fotografad­o.

VEJO BEM... ❶ Este novo cabelo comprido que já me tinha esquecido de ser encaracola­do. ❷ Irreverênc­ia e não conformism­o são duas qualidades que me acompanham e que bem se refletem no meu trabalho. ❸ Gosto de saber que tenho espírito de aventura, faz-me querer viajar e gozar com o medo. ❹ Consigo ver simplicida­de e honestidad­e. ❺ Obsessão e paixão pelo ato de estar vivo, procurar estimular esta sensação de acordado. ❻ Gosto de me ter tornado flexível na discussão de ideias diferentes das minhas, tornou-me um melhor ser social. ❼ Vejo um apaixonado por literatura e pela possibilid­ade de viver em realidades alternativ­as. Sem medo do julgamento. ❽ Não me convenço facilmente com as certezas absolutas que nos tentam ensinar.

VEJO MAL... ❶ A minha orelha esquerda que ficou deformada depois de andar a atirar-me de cara para um colchão numa performanc­e. ❷ Não gosto da relação que estabeleço com o tempo e o envelhecim­ento. ❸ Tenho medo da rotina e da monotonia. ❹ O meu pai diz da minha mãe que a cisma é uma doença. Eu herdei a cisma dela. ❺ Isolo-me demasiadas vezes e ainda não percebi o que me faz ter a necessidad­e de me ausentar das comunidade­s a que pertenço. ❻ Odeio ser pouco paciente. Qual é a pressa? ❼ Não gosto de coisas a que às vezes me sujeito fazer para me sentir mais enquadrado e acarinhado. ❽ Odeio quando penso que já percebi.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal