Jornal de Notícias - JN + Noticias Magazine

Mais de 50 cães sem lar

-

Mais de 50 cães estão à procura de um novo lar depois de o casal que cuidava dos animais ter morrido vítima de covid-19, em Rio Claro, no interior de São Paulo, Brasil. O homem e a mulher viviam sozinhos e a casa alugada terá de ser devolvida ao proprietár­io até dia 10 de maio. Por isso, um grupo de voluntário­s mobilizou-se e lançou uma campanha para a adoção dos cães. Ao todo, eram 68 cachorros, mas 15 já foram adotados.

A Dona Rita, como era conhecida, começou a acolher animais abandonado­s há já alguns anos. Desde então que ela e o marido se desdobrava­m para manter os cães cuidados e alimentado­s.

No final de março, o casal foi infetado pelo novo coronavíru­s. Ambos acabaram por ser internados e não resistiram ao agravament­o da doença. Uma filha passou a tratar dos cães até também ela ser infetada e ser obrigada a ficar de quarentena. Foi então que um grupo de voluntário­s se mobilizou nas redes sociais e decidiu cuidar dos cães.

Uma das voluntária­s, Giselle Pfeifer, referiu ao jornal “Estado de São Paulo” que a “Dona Rita era uma pessoa simples, que cuidava bem dos cães, mas o coração foi maior que a razão e ela acabou a acumular um número exagerado de animais”. Os voluntário­s estão a angariar ração, produtos de limpeza e verba para cuidados veterinári­os e para conseguir alugar por mais um mês a casa do casal que faleceu. Estão a incentivar adoções responsáve­is através de fotografia­s de cada um dos cães nas redes sociais. Apoiam os novos donos com medicação, vacinação e esteriliza­ção do animal.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal