Jornal de Notícias - Notícias Magazine

LIBERDADE AMOR, RUAS QUE SÃO TETO E NATUREZA

- Catarina Silva POR

São dois ensaios fotográfic­os, de dois fotojornal­istas da Global Imagens. Retratos de uma nova liberdade, de uma pandemia, afinal, livre. Nos olhos de Pedro Correia, o amante de bicicleta e ar livre que, aqui, aponta as objetivas aos filhos num registo pessoal de um confinamen­to feliz. E de Leonel de Castro, o transmonta­no duriense que tem a reportagem entranhada no corpo há mais de duas décadas.

O Afonso tem sete anos. A Mafalda dez. O pai, Pedro Correia, apanhou-lhes momentos do confinamen­to com o que tinha à mão: uma câmara ou um telemóvel. Este é o retrato de uma pandemia que se fez livre. De bicicleta no monte, na praia despida de gente ou em casa a ensaiar as novas regras. Felizes a aproveitar velhas liberdades, como a de estarem verdadeira­mente uns com os outros. E a valorizar o que mora ao pé de casa. A Natureza. O vento na cara. A família.

Cascata do Tahiti, Gerês. Julho de 2020. No meio de uma piscina natural, Leonel de Castro encontrou aí o significad­o da liberdade dos novos tempos: a Natureza, que nem a pandemia foi capaz de roubar. Aí e no lado oposto, no meio urbano. Praça da República, Porto. A morada dos que não têm teto tornou-se só deles. Sem mais gente nas ruas de uma Invicta vazia. Um confinamen­to livre de paredes e telhados. Os sem-abrigo confinados a uma cidade inteira.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal