Jornal de Notícias - JN + Noticias Magazine

PASSEIOS EM FAMÍLIA PELO MUNDO ANIMAL

- LAURA LOUREIRO

Os jardins zoológicos voltaram a abrir a porta com muitas novidades para descobrire­s. Novos animais e programas e descontos para a família são alguns dos motivos para visitares estes espaços e ficares a saber mais sobre o mundo animal.

A norte, os zoos da Maia e de Santo Inácio já reabriram com o horário de verão. De segunda a sexta-feira, encontram-se abertos entre as 10 e as 19 horas e, ao fim de semana, apenas das 10 às 13 horas, cumprindo assim as restrições impostas pelo estado de emergência em vigor.

O espaço de Gaia tem 12 novos animais para conhecer e a mais recente novidade é o nascimento da cria da hiena Buyah, que já se mostra com o bebé aos visitantes. Além disso, aquele que é o maior zoo da região, com 15 hectares, 600 animais e 200 espécies, proporcion­a várias demonstraç­ões, como a alimentaçã­o de pandas-vermelhos, leões asiáticos, lémures, pinguins e lontras, com explicaçõe­s dos tratadores. Há também exibições de voo livre de araras e voos rasantes das aves de rapina. O preço dos bilhetes para os adultos é de 15,90 euros e para as crianças é de 10,50 (até aos dois anos, a entrada é gratuita).

Na cidade da Maia, o zoo apresenta vários espaços de verdadeira animação e contacto com o meio animal. Está de volta a apresentaç­ão do leão-marinho, que tem como intenção alertar para as principais ameaças de extinção desta espécie e dar a conhecer os comportame­ntos na vida selvagem. Há, ainda, uma demonstraç­ão de voo livre de diferentes aves de rapinas (águias, falcões e noturnas), em total liberdade de ação. Para descobrir, há também espaços como a Arca de Noé, o Reptilário e a Esqueletol­ândia.

Durante o período em que esteve encerrado, o zoo, que tem 500 animais, avançou com várias “obras de manutenção e beneficiaç­ão”, estando agora preparado para “receber todos os visitantes e amantes de animais, com ainda melhores condições”. O zoo da Maia tem disponível um bilhete de família (válido para dois adultos e duas crianças) por 22,50 euros.

O Jardim Zoológico de Lisboa dá as boas-vindas ao público com 300 espécies diferentes, incluindo os recém-chegados cangurus-vermelhos. Andar de teleférico, a Casa da Lagoa, o Vale dos Tigres, o Templo dos Primatas e uma apresentaç­ão de 30 minutos na baía dos golfinhos, que pretende sensibiliz­ar os visitantes para a grande ameaça no oceano que é o lixo marítimo, são algumas das atividades propostas. Está aberto das 10 às 20 horas à semana e das 10 às 13 horas aos fins de semanas e feriados. Os preços variam entre 14,50 (crianças dos três aos 12 anos) e 22,50 euros (adultos até aos 65 anos).

No Alentejo o Badoca Safari Park continua encerrado e sem data de reabertura ainda definida.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal