Jornal de Notícias - JN + Noticias Magazine

SUOP. TROCA POR TROCA

Aplicação 100% portuguesa dá nova vida a objetos sem intermediá­rios e sem transações comerciais. Poupa-se dinheiro, poupa-se o Planeta.

- Sara Dias Oliveira POR

A ideia apareceu no primeiro confinamen­to, as pesquisas indicavam que havia gente a propor troca de objetos na Internet. Havia procura e não havia oferta. João Ferreira e João Couto, ambos gestores, perceberam as vontades e criaram a Suop, uma aplicação gratuita que permite a troca de objetos e que entrou em funcioname­nto no início do ano. Três meses de vida e mais de cinco mil utilizador­es. Uma ferramenta única, uma abordagem inovadora por cá.

“É uma aplicação que envolve a troca de objetos, troca direta, sem transação comercial”, adianta João Ferreira. “Troca simples, de um objeto por outro. Uma aplicação intuitiva e o mais fácil de usar possível”, acrescenta João Couto. A Suop, inspirada na sonoridade inglesa, está disponível para Android e IOS.

O processo é simples. Download e registo do utilizador, inserir fotografia­s de objetos com pequeno texto descritivo, ver produtos disponívei­s, deslizar o dedo para a direita ou clicar no ícone com um coração significa que há interesse, para a esquerda, o produto é descartado. Quando outro utilizador gosta do objeto inserido, há um match, abre-se uma caixa de diálogo para que as partes combinem os procedimen­tos da troca. Objeto por objeto sem dinheiro pelo meio e os contactos só acontecem quando há interesse. A Suop tem uma versão premium (15 euros por ano) com filtros mais apurados.

Há categorias, subcategor­ias de produtos, filtros, indicação da distância do objeto. Tecnologia, roupa, livros, mobílias, acessórios – de tudo um pouco porque não há limites para o que se coloca na Suop, nem de tamanho ou feitio. O que uns já não querem, pode ser o que outros andam à procura. Objetos sem uso na casa de uns, ganham utilidade na vida de outros. É a economia circular a funcionar. Nada se desperdiça, tudo se recupera.

A costela ambiental da inovadora Suop é evidente. “Apelamos à consciênci­a social e cívica da sustentabi­lidade e do desperdíci­o”, refere João Ferreira. Promove-se a reciclagem e a reutilizaç­ão, a economia circular roda sem parar, os utilizador­es poupam dinheiro e o Planeta agradece.

João Couto está satisfeito: “Era mesmo isto que queríamos, atingimos o objetivo inicial, temos tido um bom feedback”. A vontade de entrar em mercados internacio­nais existe e está a ser analisada com calma, devido às circunstân­cias. “A ideia será expandir, este tipo de aplicação não tem fronteiras”, garante João Ferreira. Esse é o próximo passo e o Brasil é uma forte possibilid­ade.

 ??  ?? João Couto e João Ferreira criaram uma ferramenta que reutiliza objetos e poupa o Planeta
João Couto e João Ferreira criaram uma ferramenta que reutiliza objetos e poupa o Planeta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal