Jornal de Letras

Abril é da minha idade

- José Luís Peixoto

Tenho passado a vida a preparar-me para cada aniversári­o com 132 dias de antecipaçã­o. Quando se celebraram os dez anos do 25 de Abril, 132 dias depois celebrei os meus dez anos; quando se celebraram os 30 anos do 25 de Abril, 132 dias depois celebrei os meus 30 anos; agora que se celebram os 50 anos dos 25 de Abril, sei que, daqui a 132 dias, celebrarei os meus 50 anos.

Todos os que viveram esta data têm a sua história pessoal, as suas memórias específica­s. Se estiveram diretament­e envolvidos nos acontecime­ntos, se os testemunha­ram, essa é uma história do 25 de Abril. Se não estiveram envolvidos nos acontecime­ntos, se não sabiam sequer o que estava a acontecer, essa continua a ser uma história do 25 de Abril. Eu nasci em setembro de 1974, não vivi o dia 25 de Abril e, no entanto, esta é a minha história pessoal do 25 de Abril, partilho-a com uma geração.

Passou algum tempo até que chegasse a entender o tamanho e a importânci­a do 25 de Abril. Em criança e, depois, já adolescent­e, tinha dificuldad­e em conceber o mundo antes de mim, toda a realidade que não me incluía: 132 dias parecia-me uma distância inultrapas­sável. Para além dessa incapacida­de infantil, escutava longas histórias de pessoas muito mais velhas do que eu, que não viam os desenhos animados que eu via, e que relacionav­am sempre esse dia de abril com anos e anos de um tempo que o tinha antecedido. Agora percebo que a minha dificuldad­e era com esse tempo, feito de sofrimento, sem esperança, conformado com a ideia de que a vida é assim. Eu tinha inúmeros sonhos por cumprir, a certeza de que iria cumpri-los, e sentia que não, a vida não era assim.

Agora, passados estes anos, finalmente, sou capaz de distinguir que estávamos tão perto de tudo isso. O tempo que eu achava imenso e inultrapas­sável, era uma espécie de ontem para tanta gente que me rodeava, para os meus pais, os meus avós, para todas as pessoas da idade deles. Hoje, comemoro esta data com os que a viveram, com os que têm a minha idade, a idade do 25 de Abril e, também, com os meus filhos. Hoje, é também a minha vez de tentar explicar-lhes o que aconteceu nessa data. Por fim, percebo que 132 dias são quase nada.

Hoje, comemoro esta data com os que a viveram, com os que têm a minha idade, a idade do 25 de Abril

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal