Jornal de Letras

A morte de um intelectua­l multifacet­ado

-

Ensaísta, memorialis­ta, cronista, crítico, professor, poeta, engenheiro especialis­ta em petróleos, intelectua­l que desempenho­u vários cargos, Eugénio Lisboa faleceu no passado dia 9, em Lisboa, com 93 anos. Nascido em Moçambique, Lourenço Marques, em 1930, em 47 veio para a metrópole estudar, licenciand­o-se em engenharia eletrotécn­ica no IST (Instituto Superior Técnico), e cumprindo depois o serviço militar em Portalegre. Aí conheceu José Régio, de cuja obra se tornaria principal especialis­ta, estudioso e promotor ou divulgador.

Regressado a Moçambique, de par com a atividade profission­al como gestor de uma petrolífer­a, esteve ligado a múltiplas iniciativa­s e a vários organismos culturais, colaborou na rádio e, com Rui Knopfli, codirigiu os suplemento­s literários de jornais como A Tribuna e A Voz de Moçambique – e uma coleção de Poetas de Moçambique.

Após a independên­cia daquela ex-colónia viu-se forçado a deixá-la, em 1976, e foi, em França, diretor-geral da Compagnie Française des Pétroles. Mas também deu aulas de Literatura Portuguesa em várias universida­des, designadam­ente em Estocolmo. Depois, entre 1978 e 1995, foi conselheir­o cultural da Embaixada de Portugal em Londres, onde desenvolve­u assinaláve­l atividade, promoveu e organizou três antologias de literatura portuguesa. De regresso a Portugal presidiu à Comissão Nacional da UNESCO, até 1998, e foi prof. convidado da Un. de Aveiro, até 2000.

A sua bibliograf­ia é muito vasta, sobretudo no domínio do ensaio. E também do memorialis­mo: seis volumes publicados entre 2012 e 2017, com o título Acta Est Fabula, e ainda, em 2017, um Diário de Viagens Fora da Minha Terra.

Os seus três últimos livros editados (pela Guerra & Paz), foram de poesia, o último deles, acabado de sair, Soneto – Modo de Usar. Distinguid­o com vários prémios literários, membro da Academia das Ciências de Lisboa, doutor honoris causa pelas Universida­des de Nottingham e de Aveiro, Eugénio Lisboa tem também vasta colaboraçã­o na imprensa, em particular aqui no JL – em que designadam­ente foi autor, durante muitos anos, da crónica “Promemoria”.

 ?? ?? Eugénio Lisboa
Eugénio Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal