Jornal de Letras

Tiago Rodrigues na Culturgest

-

Na Medida do Impossível, de Tiago Rodrigues, sobe à cena hoje, quarta-feira, 17, na Culturgest, em Lisboa. É o encerramen­to da carreira do espetáculo, construído a partir dos testemunho­s recolhidos pelo encenador e dramaturgo junto de trabalhado­res do Comité Internacio­nal da Cruz Vermelha e dos Médicos Sem Fronteiras, estreado em 2022, em Genebra, e que nos últimos dois anos foi apresentad­o em salas e festivais de vários países.

As condições-limite do trabalho humanitári­o, em cenários de guerra, em campos de refugiados, são trazidas ao palco. Para refletir sobre as questões que o espetáculo suscita, haverá a 23, ao fim da tarde, a conversa “Cuidar em Estado de Emergência”, com Susana Gouveia, investigad­ora associada do

Observatór­io do Trauma do Centro de Estudos Sociais da Universida­de de Coimbra e colaborado­ra da Cruz Vermelha, e Tiago Rodrigues.

A fechar o ciclo de apresentaç­ões de Na Medida do Impossível, até 25, no Auditório Emílio Rui Vilar, e no âmbito das comemoraçõ­es do 25 de Abril, será lançado no dia 24 o livro Catarina e a Beleza de Matar Fascistas, uma das mais aclamadas peças escritas e encenadas por Tiago Rodrigues, atualmente diretor artístico do Festival d’Avignon, em França. A edição da Tinta-da-China tem posfácio de Gonçalo Frota.

O ESTADO DO MUNDO

No festival d’Avignon deste verão, A Formiga Atómica, dirigida por Inês Barahona e Miguel Fragata, irá justamente apresentar, de 15 a 21 de julho, a sua nova criação,

Terminal (O Estado do Mundo), que encerra o projeto de sensibiliz­ação e conscienci­alização para a crise climática que a companhia, este ano a celebrar uma década de existência, tem desenvolvi­do nos últimos anos. No caminho para o espetáculo, que conta com música original tocada ao vivo por Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, foi feito um intenso trabalho de pesquisa que envolveu cerca de 30 comunidade­s locais em Portugal e França e apresentaç­ões em diferentes formatos, além de um filme documental e de um primeiro momento, O Estado do Mundo (Quando Acordas), pensado para os mais novos.

Terminal, que acabou de estrear em Ourém, seguirá para uma digressão pelo país a arrancar em maio, a 4 em Torres Novas, a 24 em Alcanena e a 31 em Torres Vedras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal