Bem co­mer, bem be­ber

Jornal de Negócios - Must - - MUST CHECK IN - Bruno Lo­bo

Fi­ze­mos uma se­lec­ção dos res­tau­ran­tes que me­re­cem o nos­so aplau­so e que são tem­plos de de­gus­ta­ção por to­do o País. Só não in­cluí­mos Lis­boa e o Porto por­que já têm exposição a mais…

De nor­te a sul de Portugal não fal­tam res­tau­ran­tes on­de se co­me mui­to bem. Es­ta é a nos­sa es­co­lha e tan­to po­de en­con­trar o res­tau­ran­te com direito a es­tre­la Mi­che­lin co­mo a tas­ca de pro­vín­cia. So­mos in­clu­si­vos e só te­mos du­as re­gras: Lis­boa e Porto fi­cam de fo­ra. Cha­mem-lhe dis­cri­mi­na­ção gas­tro­nó­mi­ca po­si­ti­va.

Nun­ca vai exis­tir uma lista con­sen­su­al com os me­lho­res res­tau­ran­tes do país. Nem con­sen­su­al, nem deă­ni­ti­va. E ain­da bem por­que so­mos a fa­vor do plu­ra­lis­mo. Es­ta é ape­nas uma es­co­lha, a nos­sa, sub­jec­ti­va e imperfeita, mas que vai de Vi­a­na do Cas­te­lo, no li­to­ral nor­te, a Vi­la Re­al de Santo António, junto à fronteira mais a sul com Es­pa­nha (ou por lá per­to). Al­guns pri­mam pe­la fres­cu­ra dos in­gre­di­en­tes, ou­tros pe­la vis­ta, pe­la de­co­ra­ção ou pe­lo ser­vi­ço, mas ob­vi­a­men­te a tu­do so­mam mui­to boa co­mi­da. Al­guns são fa­mo­sos e provavelmente já ex­pe­ri­men­tou ou, pe­lo me­nos, ou­viu fa­lar, mas a mai­o­ria é cé­le­bre ape­nas en­tre os ami­gos. Uns ofe­re­cem uma ex­pe­ri­ên­cia de ăne din­ning, ser­vi­ço aten­ci­o­so, som­me­li­ers e chefs en­car­ta­dos na co­zi­nha, mas ou­tros têm to­a­lhas de papel com nó­do­as na mesa, em­pre­ga­dos reă­lões e mães na co­zi­nha… Da­mos aten­ção a to­dos. Aă­nal, há lá coi­sa mais democrática do que a mesa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.