NA­TAL SEM STRESS

Jornal de Negócios - Must - - MUST BREATE -

Fi­li­pa Jar­dim da Sil­va, psi­có­lo­ga clí­ni­ca e co­a­ch proăs­si­o­nal, ali­nha as es­tra­té­gi­as fun­da­men­tais pa­ra (ten­tar) eli­mi­nar o stress do Na­tal.

1. Em primeiro lu­gar, im­por­ta que se re­ser­ve al­gum tem­po pa­ra se reĄec­tir so­bre os va­lo­res fun­da­men­tais no nos­so Na­tal do ano cor­ren­te, pa­ra en­tão deă­nir­mos pri­o­ri­da­des e es­ta­be­le­cer­mos um pla­no. O que é mais im­por­tan­te e a que que­re­mos de­di­car mais tem­po e ener­gia?

2. Cri­ar um or­ça­men­to com um li­mi­te de des­pe­sas, bem co­mo an­te­ci­par as com­pras evi­tan­do a azá­fa­ma dos úl­ti­mos di­as. Com al­gum planeamento, é pos­sí­vel pou­par-se tem­po e di­nhei­ro e, ao mes­mo tem­po, per­so­na­li­zar-se mais as pren­das, in­ves­tin­do as­sim mais nos afec­tos e me­nos nos bens ma­te­ri­ais. Pre­sen­te­ar al­guém não im­pli­ca ne­ces­sa­ri­a­men­te gas­tar di­nhei­ro ou, pe­lo me­nos, não im­pli­ca gas­tar mui­to di­nhei­ro.

3. A par­ti­lha de ta­re­fas em fa­mí­lia é uma mais-va­lia pa­ra se ga­ran­tir que nin­guém ăca as­so­ber­ba­do e que to­dos con­se­guem des­fru­tar des­ta épo­ca.

4. Ter a ca­pa­ci­da­de de va­lo­ri­zar mais o que se tem e me­nos o que está em fal­ta. A gra­ti­dão de­ve ser ser­vi­da abun­dan­te­men­te nes­ta épo­ca do ano. Mais do que a má­goa ou o ne­ga­ti­vis­mo.

5. Fa­lar com a fa­mí­lia com al­gum tem­po de an­te­ce­dên­cia pa­ra que se pos­sa, ano a ano, de­se­nhar um Na­tal que sir­va a to­dos, de acor­do com os de­saăos de vi­da pre­sen­tes. Pa­ra tal, im­põe-se diá­lo­go e cooperação.

6. Se, por al­gum mo­ti­vo, a dis­tân­cia im­pe­rar, po­de­rá ser uma al­ter­na­ti­va in­te­grar-se ce­le­bra­ções na­ta­lí­ci­as co­mu­ni­tá­ri­as.

7. O au­to­cui­da­do e a au­to-ob­ser­va­ção as­su­mem-se fun­da­men­tais pa­ra ga­ran­tir uma boa ges­tão emo­ci­o­nal numa épo­ca do ano que po­de ser pro­pen­sa a˅emo­ções mais in­ten­sas e de­saăan­tes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.