Os gran­des mes­tres da ar­te na te­la do ci­ne­ma

Jornal de Negócios - Weekend (negocios) - - CINEMA - FILIPA LINO

A GRAN­DE AR­TE NO CI­NE­MA O CI­CLO DE DOCUMENTÁRIOS SO­BRE OS GRAN­DES ARTISTAS DE TO­DOS OS TEM­POS ESTÁ NOS CI NEMAS UCI EM LISBOA E PORTO. CO­ME­ÇOU A 19 DE DE­ZEM­BRO E ESTEN DE-SE POR 2019. Le­o­nar­do da Vin­ci, Raf­fa­el­lo, Bot­ti­cel­li e Ca­ra­vag­gio são ape­nas al­guns dos gran­des mes­tres da ar­te que são pro­ta­go­nis­tas de um ci­clo de documentários in­ti­tu­la­do “A Gran­de Ar­te no Ci­ne­ma”, que está a ser exi­bi­do em Lisboa e Porto. De­pois se­gue para ou­tras ci­da­des do país.

“Bot­ti­cel­li - In­fer­no” é um do­cu­men­tá­rio que par­te de vá­ri­as per­gun­tas. O que le­vou o mes­tre flo­ren­ti­no Bot­ti­cel­li a de­se­nhar o In­fer­no de Dan­te? Qual o se­gre­do des­ta ex­tra­or­di­ná­ria obra de ar­te? O fil­me, exi­bi­do a 19 de De­zem­bro em Lisboa e Porto, es­tre­ou um ci­clo de documentários so­bre os mai­o­res artistas de to­dos os tem­pos, que re­sul­ta de uma par­ce­ria en­tre AFes­ta do Ci­ne­ma Ita­li­a­no e os Ci­ne­mas UCI.

De acor­do com a or­ga­ni­za­ção, es­ta é “uma opor­tu­ni­da­de úni­ca para apre­ci­ar, em gran­de dimensão e al­ta qua­li­da­de, os tra­ba­lhos dos artistas, bem co­mo co­nhe­cer to­dos os se­gre­dos por trás das su­as obras”.

A pró­xi­ma exi­bi­ção está mar­ca­da para 23 Ja­nei­ro. Des­ta vez o fo­co es­ta­rá em Raf­fa­el­lo San­zio (14831520). No do­cu­men­tá­rio “Raf­fa­el­lo - O Prín­ci­pe das Ar­tes” é fei­ta uma di­gres­são pe­lo tra­ba­lho do ar­tis­ta que co­me­ça em Ur­bi­no (on­de nas­ceu), pas­san­do por Flo­ren­ça, para che­gar a Roma e ao Va­ti­ca­no.

No mês se­guin­te, a 20 Fe­ve­rei­ro, se­rá exi­bi­do no gran­de ecrã “A Ba­sí­li­ca de São Pedro e as Ba­sí­li­cas Pa­pais de Roma”. Tra­ta-se de um fil­me so­bre as qu­a­tro ba­sí­li­cas pa­pais de Roma e os seus te­sou­ros. En­tre elas está a Ba­sí­li­ca de São Pedro, que é um dos 25 des­ti­nos mais vi­si­ta­dos em to­do o mun­do.

Para Mar­ço está re­ser­va­da uma vi­a­gem atra­vés da vi­da, obras e tor­men­tos de Ca­ra­vag­gio, um ar­tis­ta bri­lhan­te e con­tro­ver­so. “Ca­ra­vag­gio - A Alma e o San­gue” po­de ser vis­to a 20 Mar­ço. Es­ta é uma ex­cur­são nar­ra­ti­va e vi­su­al pe­los lu­ga­res on­de o ar­tis­ta vi­veu e os lo­cais que ain­da ho­je abri­gam al­gu­mas das su­as obras mais fa­mo­sas: Mi­lão, Flo­ren­ça, Roma, Ná­po­les e Mal­ta.

Há vá­ri­os ou­tros do­cu­men­tá- ri­os no pro­gra­ma des­te ci­clo, mas ain­da sem da­ta de exi­bi­ção mar­ca­da. En­tre eles es­tão “Tin­to­ret­to - um re­bel­de em Ve­ne­za”, que mar­ca os 500 anos do nas­ci­men­to do pin­tor; “Mi­che­lan­ge­lo - In­fi­ni­to”, so­bre a vi­da e obra de um dos mai­o­res ar­tis- tas de sem­pre: Mi­che­lan­ge­lo Bu­o­nar­ro­ti; “Le­o­nar­do - O Gé­nio”, que ho­me­na­geia o mai­or gé­nio do Re­nas­ci­men­to ita­li­a­no, Le­o­nar­do da Vin­ci, no 500º ani­ver­sá­rio da sua mor­te; “Hi­tler VS Pi­cas­so - A Ob­ses­são Na­zi pela ar­te”; “Van Gogh - En­tre o Tri­go e o Céu” e “Klimt e Schi­e­le - Eros e Psi­que”. To­das as ses­sões são úni­cas e ex­clu­si­vas em Lisboa e no Porto, nos ci­ne­mas UCI El Cor­te In­glés e UCI Ar­rá­bi­da 20. O ci­clo se­gue de­pois para ou­tras ci­da­des a anun­ci­ar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.