Exe­cu­ti­vo tec­no­ló­gi­co

Mui­ta tec­no­lo­gia, con­for­to e efi­ci­ên­cia são al­guns dos destaques na no­va ga­ma Au­di A6.

Jornal de Negócios - - AUTOMÓVEIS -

AAu­di aca­ba de lan­çar no mer­ca­do na­ci­o­nal a oi­ta­va ge­ra­ção da ga­ma A6 nas car­ro­ça­ri­as Li­mou­si­ne e a Avant. Os dois no­vos mo­de­los da mar­ca ale­mã des­ta­cam-se pe­las nu­me­ro­sas ino­va­ções tec­no­ló­gi­cas que pro­põem, mas tam­bém pe­la ele­gân­cia, con­for­to e di­na­mis­mo.

Um dos pon­tos for­tes da no­va ga­ma é a efi­ci­ên­cia em ter­mos de con­su­mo de com­bus­tí­vel. A ver­são de en­tra­da 40 TDI Li­mou­si­ne, que con­du­zi­mos num bre­ve tra­jec­to en­tre a Quin­ta da Ma­ri­nha e o Ca­bo da Ro­ca, con­so­me ape­nas 4,3 li­tros de ga­só­leo aos 100 km, e es­tá à ven­da a par­tir de 59.950 eu­ros (ver ca­rac­te­rís­ti­cas). Me­ca­ni­ca­men­te, a mar­ca pro­põe ain­da a ver­são 50 TDI com 286 cv e trac­ção to­tal Qu­at­tro, com um con­su­mo mé­dio ho­mo­lo­ga­do de 5,1 li­tros e pre­ços des­de 84.250 eu­ros. Es­tas du­as mo­to­ri­za­ções es­tão igual­men­te pre­sen­tes na fa­mi­li­ar Avant (tex­to abai­xo). Am­bas recebem a tec­no­lo­gia “mildhy­brid”, com um al­ter­na­dor eléc­tri­co que au­xi­lia o mo­tor e au­men­ta a efi­ci­ên­cia. O A6 po­de des­li­gar por com­ple­to o mo­tor du­ran­te 40 se­gun­dos quan­do es­tá ac­ti­va a fun­ção “ro­da li­vre”, en­tre os 55 e os 160 km/h.

Nu­ma fa­se pos­te­ri­or, a ofer­ta se­rá alar­ga­da ao mo­tor V6 TFSI a ga­so­li­na, que de­bi­ta 340 cv, e ao blo­co a ga­só­leo de 3.0 li­tros, nu­ma va­ri­an­te com 231 cv. Em Mar­ço de 2019 che­ga­rá tam­bém uma ver­são S6 BiTDI com 354 cv.

De sé­rie, a mo­to­ri­za­ção 40 TDI tem aco­pla­do cai­xa de ve­lo- ci­da­des au­to­má­ti­ca Stro­nic e a 50 TDI cai­xa au­to­má­ti­ca tip­tro­nic.

De­sign mais agres­si­vo, que rom­pe com o con­ser­va­do­ris­mo tra­di­ci­o­nal dos mo­de­los an­te­ri­o­res, o no­vo A6 Li­mou­si­ne, des­ta­ca-se pe­lo lon­go capô do mo­tor, gran­de dis­tân­cia en­tre ei­xos e cur­tas di­men­sões en­tre o cen­tro das ro­das e as ex­tre­mi­da­des di­an­tei­ra e tra­sei­ra. Além da ver­são ba­se, a mar­ca pro­põe as li­nhas de aca­ba­men­to Sport e De­sign com mais equi­pa­men­to.

Com 4,939 me­tros de com­pri­men­to, tem mais 7 mi­lí­me­tros que o an­te­ces­sor. A lar­gu­ra au­men­tou 12 mm pa­ra 1,886m, ea­al­tu­ra de 1,457 mm é su­pe­ri­or em 2 mm. O re­sul­ta­do é um ha­bi­tá­cu­lo mais es­pa­ço­so, mas a ba­ga­gei­ra man­tém a ca­pa­ci­da­de: 530 li­tros.

No in­te­ri­or, o des­ta­que vai pa­ra a ins­tru­men­ta­ção com­ple­ta­men­te di­gi­tal, apoi­a­da em ecrãs tác­teis de 8,6, 8,8 ou 10,1 po­le­ga­das. O Au­di Vir­tu­al Cock­pit es­tá dis­po­ní­vel co­mo op­ção. Ao to­do, o A6 dis­po­ni­bi­li­za 39 sis­te­mas de assistência à con­du­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.