A pai­xão do su­ces­so e o su­ces­so da pai­xão

Jornal de Negócios - - OPINIÃO - FERNANDO ILHARCO

Qu­e­res ter su­ces­so? En­tão, não si­gas a tua pai­xão... é o con­se­lho do in­ves­ti­ga­dor Cal New­port, na obra “So Go­od They Can’t Ig­no­re”.

“Se­guir a nos­sa pai­xão” é um mi­to, diz New­port. No co­me­ço da vi­da pro­fis­si­o­nal, a mai­or par­te das pes­so­as não tem ne­nhu­ma pai­xão es­pe­ci­al por ne­nhu­ma ac­ti­vi­da­de em con­cre­to. Mas não é pro­ble­ma. Mui­ta gen­te gos­ta de ac­ti­vi­da­des va­ri­a­das, gos­ta de tra­ba­lhar, de en­fren­tar de­sa­fi­os, apren­der e des­co­brir o que faz me­lhor, e o que gos­ta apre­ci­a­rá mais en­tre tu­do o que faz.

Po­de acon­te­cer, mas o mais co­mum, diz a in­ves­ti­ga­ção, é não ter uma pai­xão pro­fis­si­o­nal des­de mui­to ce­do. New­port diz que não há pro­vas de que o su­ces­so te­nha re­la­ção com uma pai­xão an­te­ri­or ao iní­cio da vi­da pro­fis­si­o­nal. An­tes pe­lo con­trá­rio. Em ge­ral, a pai­xão pe­lo que fa­ze­mos emer­ge len­ta­men­te. Um dos ca­sos re­fe­ri­dos co­mo al­guém com uma pai­xão des­de a sua ju­ven­tu­de é Ste­ve Jobs. Mas as bi­o­gra­fi­as de Ste­ve Jobs, de­fen­de New­port, mos­tram uma his­tó­ria di­fe­ren­te. Jobs não ti­nha uma pai­xão pe­los com­pu­ta­do­res, nem se­quer pe­la tec­no­lo­gia. Aliás, che­gou mes­mo a ser des­pe­di­do de um tra­ba­lho tec­no­ló­gi­co por… de­sin­te­res­se. Ste­ve Jobs ti­nha, no en­tan­to, uma ma­nei­ra de ser de­ci­si­va pa­ra o su­ces­so: es­ta­va aten­to, pro­cu­ra­va opor­tu­ni­da­des pa­ra uma vi­da sig­ni­fi­ca­ti­va. E os com­pu­ta­do­res sur­gi­ram à sua fren­te. O res­to é co­nhe­ci­do e é uma li­ção: não nos pre­o­cu­par­mos tan­to com a nos­sa pai­xão, des­de pe­que­ni­nos… O ca­mi­nho é ou­tro: tra­ba­lhar e apren­der, es­tar aten­to, apren­der de no­vo, gos­tar e tra­ba­lhar mais, apai­xo­na­da­men­te, pa­ra ter um im­pac­to, pa­ra ser re­le­van­te pa­ra os ou­tros e pa­ra me­lho­rar o mun­do. Es­sa é a pai­xão que con­ta. Co­lu­na se­ma­nal à sex­ta-fei­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.