Res­tri­ções ao alo­ja­men­to lo­cal en­tram em vi­gor

Jornal de Negócios - - PRIMEIRA PÁGINA - FILOMENA LAN­ÇA

A de­ci­são da câ­ma­ra de Lis­boa de sus­pen­der a ins­cri­ção de no­vos alo­ja­men­tos pa­ra ar­ren­da­men­to a tu­ris­tas foi pu­bli­ca­da on­tem no Boletim Mu­ni­ci­pal e en­tra ama­nhã em vi­gor. Se­rão abran­gi­das du­as “zo­nas tu­rís­ti­cas ho­mo­gé­ne­as” de Lis­boa: Bair­ro Al­to/Ma­dra­goa e Cas­te­lo/Al­fa­ma/Mou­ra­ria, cor­res­pon­den­tes, res­pec­ti­va­men­te, a par­te das Fre­gue­si­as da Es­tre­la, Mi­se­ri­cór­dia e Santo An­tó­nio, e a par­te das Fre­gue­si­as de Santa Ma­ria Mai­or e São Vi­cen­te.

A pro­pos­ta, subs­cri­ta por Fernando Me­di­na, foi apre­sen­ta­da no mês pas­sa­do, lo­go após a en­tra­da em vi­gor das al­te­ra­ções à lei do alo­ja­men­to lo­cal. Na reu­nião des­ta ter­ça-fei­ra, pas­sou na As­sem­bleia Mu­ni­ci­pal com os vo­tos fa­vo­rá­veis do PS, PCP e BE e, na al­tu­ra, fon­te ofi­ci­al da câ­ma­ra ga­ran­tiu ao Ne­gó­ci­os que a en­tra­da em vi­gor ocor­re­ria uma se­ma­na de­pois. Afi­nal, a pu­bli­ca­ção em Boletim Mu­ni­ci­pal foi ace­le­ra­da e a par­tir de ama­nhã co­me­ça a vi­go­rar a sus­pen­são.

A câ­ma­ra com­pro­me­te-se tam­bém a man­ter per­ma­nen­te­men­te ac­tu­a­li­za­dos os da­dos do “Es­tu­do Ur­ba­nís­ti­co do Tu­ris­mo em Lis­boa”, que es­te­ve na ba­se da de­ci­são de sus­pen­são nos cin­co bairros. A no­va lei do alo­ja­men­to lo­cal, re­cor­de-se, pre­vê que os mu­ni­cí­pi­os pos­sam cri­ar “zo­nas de con­ten­ção” on­de se­jam de­ter­mi­na­das quo­tas que im­pe­çam que o nú­me­ro de ha­bi­ta­ções des­ti­na­das ao ar­ren­da­men­to a tu­ris­tas ul­tra­pas­se de­ter­mi­na­dos li­mi­tes. Pa­ra tal te­rão de ser cri­a­dos re­gu­la­men­tos mu­ni­ci­pais e, en­quan­to is­so não acon­te­ce, as au­tar­qui­as po­dem sus­pen­der tem­po­ra­ri­a­men­te a aber­tu­ra de no­vas uni­da­des. Lis­boa é a pri­mei­ra ci­da­de por­tu­gue­sa a usar des­sa prer­ro­ga­ti­va.

Mariline Alves

A Câ­ma­ra de Lis­boa, li­de­ra­da por Fernando Me­di­na, foi a pri­mei­ra a sus­pen­der a aber­tu­ra de no­vas uni­da­des.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.