O digital é uma opor­tu­ni­da­de pa­ra to­das as mar­cas

O mar­ke­ting digital é mais so­fis­ti­ca­do, com­ple­xo e en­vol­ve múl­ti­plas va­riá­veis, mas o fun­da­men­tal é che­gar ao co­ra­ção das pes­so­as.

Jornal de Negócios - - NEGÓCIOS INICIATIVAS -

“Ain­fra-es­tru­tu­ra é uma pe­ça fun­da­men­tal pa­ra o mun­do digital”, con­si­de­rou João Epi­fâ­nio, CSO da Al­ti­ce. “Foi um dos fac­to­res pa­ra es­te cli­ma de ino­va­ção, bas­ta olhar pa­ra o trá­fe­go e os seus múl­ti­plos e mui­tos dos ne­gó­ci­os não exis­ti­ri­am”. “O digital é uma opor­tu­ni­da­de pa­ra as mar­cas”, re­for­çou Ana Pau­la Mar­ques, ad­mi­nis­tra­do­ra exe­cu­ti­va da NOS, “pa­ra is­to é im­por­tan­te a in­fra-es­tru­tu­ra, a tec­no­lo­gia, a In­te­li­gên­cia Ar­ti­fi­ci­al com que se tra­tam os da­dos, os par­cei­ros com quem se tra­ba­lha”.

João Epi­fâ­nio acres­cen­tou que “não ha­ve­ria Por­tu­gal co­mo um cen­tro de ne­gó­cio, de cri­a­ção de star­tups, que pro­mo­ve a des­lo­ca­li­za­ção de ser­vi­ços, co­mo insho­re, sem uma in­fra­es­tru­tu­ra ade­qua­da”.

Nes­te fren­te-a-fren­te, Ana Pau­la Mar­ques res­pon­deu que em Por­tu­gal se pas­sa 6,30 ho­ras on­li­ne, mui­tas ve­zes em mul­ti­de­vi­ces, mais um mi­nu­to do que nos Es­ta­dos Uni­dos. “A nos­sa po­pu­la­ção tem um grau de li­te­ra­cia tec­no­ló­gi­ca bas­tan­te ele­va­do e is­so não se­ria pos­sí­vel sem o grau de in­ves­ti­men­to em in­fra-es­tru­tu­ra, que per­mi­tiu o au­men­to de da­dos”, re­fe­riu a ges­to­ra.

Es­tra­té­gi­as de mar­ke­ting

João Epi­fâ­nio fa­lou das es­tra­té­gi­as de mar­ke­ting da Al­ti­ce. Sa­li­en­tou que pri­vi­le­gia “o mai­or re­a­ch pos­sí­vel no me­nor es­pa­ço de tem­po e com me­nor cus­to”. O on­li­ne tem vin­do a ga­nhar ex­pres­são e per­mi­te fa­zer ho­je abor­da­gens com­ple­ta­men­te di­fe­ren­tes, “ser mui­to mais pre­ci­sos no tar­ge­ting ou no re­tar­ge­ting, na for­ma co­mo cap­tu­ra­mos o trá­fe­go pa­ra o nos­so si­te, sen­do que há um as­pec­to fun­da­men­tal que é a re­le­vân­cia”.

Re­fe­riu que no ac­tu­al pa­ra­dig­ma a te­le­vi­são con­ti­nua a ser uma pla­ta­for­ma in­con­tor­ná­vel, mas que “o pla­no de mei­os tem uma ló­gi­ca de mul­ti­pla­ta­for­ma e mul­ti­de­vi­ces e mes­mo os pró­pri­os con­teú­dos têm de ser adap­ta­dos a vá­ri­os ecrãs de di­fe­ren­tes for­ma­tos e di­men­sões e di­fe­ren­tes ca­pa­ci­da­des, o que im­pli­ca um exer­cí­cio mais com­ple­xo de adap­ta­ção e até de cri­a­ti­vi­da­de”. “São mui­to mais va­riá­veis que um mar­ke­ter ou um cri­a­ti­vo tinha de ge­rir pa­ra se ter rá­ci­os de en­ga­ge­ment re­le­van­tes e que con­si­gam pro­jec­tar uma cam­pa­nha”.

Co­ra­ção das pes­so­as

Ho­je em dia o mar­ke­ting digital tem um grau mai­or de so­fis­ti­ca­ção e de com­ple­xi­da­de con­cor­da Ana Pau­la Mar­ques, pa­ra quem “o fun­da­men­tal do mar­ke­ting con­ti­nua a ser con­quis­tar o co­ra­ção das pes­so­as”. A ges­to­ra da Nos con­si­de­ra que o meio atra­vés do qual se atin­ge é crí­ti­co, pois as pes­so­as são ex­pos­tas a mui­to mais mei­os e ca­da meio tem o seu pa­pel. “Há mei­os que têm ou­tro ti­po de re­a­ch, de ve­lo­ci­da­de de cons­tru­ção, são mui­tas ve­zes dis­tin­tos, mas são com­ple­men­ta­res”. Aler­tou que “o sha­re de aten­ção é bai­xo. É um de­sa­fio de cri­a­ti­vi­da­de con­quis­tar a aten­ção das pes­so­as”.

Nas ques­tões de re­gu­la­ção e de re­gu­la­men­ta­ção, em que, de­pois do RGPD, es­tá na li­nha do ho­ri­zon­te o e-pri­vacy, João Epi­fâ­nio e Ana Pau­la Mar­ques con­cor­da­ram que li­mi­tam o de­sen­vol­vi­men­to e cres­ci­men­to das em­pre­sas eu­ro­pei­as em re­la­ção às nor­te-ame­ri­ca­nas e chi- ne­sas. Na Eu­ro­pa há ten­dên­cia a re­gu­lar a in­ter­net, além dis­so, o re­gi­me de pro­tec­ção dos da­dos pes­so­ais, prá­ti­cas le­gis­la­ti­vas e im­pos­tos cri­am uma as­si­me­tria mui­to gran­de. Por is­so não exis­te ne­nhum gi­gan­te eu­ro­peu”, sa­li­en­tou João Epi­fâ­nio.

Da­vid Mar tins

Ale­xan­dra Ma­cha­do mo­de­rou o fren­te-a-fren­te en­tre João Epi­fâ­nio da Al­ti­ce e Ana Pau­la Mar­ques da Nos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.