As du­as con­ces­sões em di­fi­cul­da­des

Jornal de Negócios - - EMPRESAS -

As con­ces­sões Bri­sal e Dou­ro Li­to­ral en­tra­ram em di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras du­ran­te a cri­se, ten­do o trá­fe­go si­do tam­bém afec­ta­do por de­ci­sões do Go­ver­no de en­tão que re­sul­ta­ram em pe­di­dos de in­dem­ni­za­ção ao Es­ta­do. LI­TO­RAL CEN­TRO ABRIU NA TO­TA­LI­DA­DE EM 2008

A con­ces­são Li­to­ral Cen­tro (Bri­sal) ex­plo­ra a A17, que in­te­gra o se­gun­do cor­re­dor de li­ga­ção, em au­to-estrada, en­tre as ci­da­des de Lis­boa e Por­to. A Bri­sa de­tém 70%, es­tan­do ain­da na sua es­tru­tu­ra ac­ci­o­nis­ta cons­tru­to­ras e o Mil­len­nium bcp. O pri­mei­ro tro­ço a en­trar em ope­ra­ção foi o su­blan­ço Ma­ri­nha Gran­de/Lou­ri­çal, em Ju­nho de 2007, ten­do a aber­tu­ra in­te­gral ocor­ri­do em Maio de 2008, com a inau­gu­ra­ção do su­blan­ço Lou­ri­çal/Mi­ra. A ex­ten­são da con­ces­são é de 92,7 qui­ló­me­tros.

BRI­SA TEM 99,92% DA CON­CES­SÃO DOU­RO LI­TO­RAL

A con­ces­são Dou­ro Li­to­ral é cons­ti­tuí­da pe­las au­to-estradas A43, A41 e A32, to­ta­li­zan­do 79 qui­ló­me­tros de ex­ten­são e ser­vin­do a Área Me­tro­po­li­ta­na do Por­to. Em 2017, se­gun­do da­dos da Bri­sa, o trá­fe­go mé­dio diário foi de 8.110 veí­cu­los, ten­do a cir­cu­la­ção au­men­ta­do nes­se ano 13,1%. Es­tá con­ces­si­o­na­da à Bri­sa des­de 2007 pe­lo pe­río­do de 27 anos, ten­do si­do al­vo de um in­ves­ti­men­to de cerca de 1.000 mi­lhões de eu­ros, de acor­do com o gru­po li­de­ra­do por Vas­co de Mel­lo, que de­tém 99,92% do ca­pi­tal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.