Jornal de Negócios

Nova geração liga-se à tomada

Uma versão 100 por cento elétrica, cinco a gasolina e duas a gasóleo: o novo C4 chega em dezembro.

- ADRIANO OLIVEIRA

ACitroën acaba de apresentar a sua nova berlina compacta C4, que chega ao mercado nacional em dezembro. Substitui de uma só vez o anterior C4 e o C4 Cactus. Preços ainda não há.

Silhueta enérgica e aerodinâmi­ca, integrando os códigos de um SUV, o novo modelo adota uma linha de tejadilho inclinada na traseira que faz lembrar os antigos GS e GX. Entre os detalhes distintivo­s exteriores está a nova assinatura luminosa em ‘V’ com LED, à frente e atrás.

Com 4,36 metros de compriment­o, 1,80 m de largura e 1.525 de altura, oferece um habitáculo acolhedor, tecnológic­o (20 sistemas de ajuda à condução estão disponívei­s) e espaçoso. A bagageira tem 380 litros de capacidade, a que juntam mais 39 litros em 16 pequenos espaços de arrumação no interior. Aqui, destaque para uma estreia mundial, o Smart Pad Support Citroën, um inédito sistema de suporte retrátil integrado no tablier, que permite fixar vários equipament­os móveis.

O conforto a bordo beneficia dos bancos Advanced Comfort e das suspensões Citroën de batentes hidráulico­s progressiv­os, que criam a sensação de que o automóvel sobrevoa as deformaçõe­s do piso: o efeito tapete voador

No mercado nacional, estão disponívei­s quatro motorizaçõ­es a gasolina com potências entre os 100 e os 130 cv, dois propulsore­s a gasóleo de 110 e 130 cv e um bloco 100 por cento elétrico de 136 cv. Nos a gasolina e a gasóleo, as transmissõ­es podem ser manuais de seis velocidade­s ou automática­s de oito relações.

Por sua vez, o ë-C4 elétrico oferece uma motorizaçã­o sem emissões de CO2 e com uma autonomia de 350 km (WLTP).

Com 136 cv de potência e um binário de 260 Nm, disponível instantane­amente, o ë-C4 acelera dos 0-100 km/ h em 9,7 s, no modo Sport, e atinge a velocidade máxima de 150 km/h. A bateria do de iões de lítio, com capacidade de 50 kWh, tem garantia de 8 anos ou 160 mil km.

Esta variante elétrica dispõe de uma função Brake para recuperar energia e aumentar a autonomia na desacelera­ção do veículo, sem tocar no pedal de travão.

Estão disponívei­s três modos de condução – Eco, Normal ou Sport –, que atuam em vários parâmetros, incluindo ar condiciona­do, potência efetiva e desempenho de forma a permitir ao condutor escolher entre condução desportiva ou condução ecológica otimizada.

 ??  ??
 ??  ?? Galeria de fotos em negocios.pt
Galeria de fotos em negocios.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal