LE­TRA

Jornal de Notícias - JN + Evasões - - COMER & BEBER -

Co­lher no ve­rão, be­ber no in­ver­no

Des­de 2016 que uma vez por ano a Le­tra jun­ta, no seu brew­pub em Vi­la Ver­de, a co­mu­ni­da­de cer­ve­jei­ra e sim­pa­ti­zan­tes, pa­ra co­lher o lú­pu­lo que pro­du­zem e ela­bo­ra­rem uma cer­ve­ja es­pe­ci­al. Nes­te ano, a cer­ve­ja é uma Bel­gi­an Tri­pel e já es­tá no mer­ca­do. Es­ta ter­cei­ra «ex­pe­ri­ên­cia» com lú­pu­lo fres­co foi a que mais sur­pre­en­deu Fi­li­pe Ma­ci­ei­ra, he­ad­brewer da Le­tra: «Co­mo não fazemos mui­to con­tro­lo da par­te da agri­cul­tu­ra e o lú­pu­lo é co­lhi­do à mão e adi­ci­o­na­do sem ne­nhum tra­ta­men­to, nun­ca se sa­be o que vai sair da­li.» Qu­an­do se tra­ta de uti­li­zar lú­pu­lo fres­co, o me­lhor é mes­mo fa­zer uma cer­ve­ja em que es­te ele­men­to «não se­ja mui­to sig­ni­fi­ca­ti­vo, co­mo é o ca­so das cer­ve­jas bel­gas», ex­pli­ca Fi­li­pe. «O lú­pu­lo sen­te-se efe­ti­va­men­te na par­te do amar­gor. No aro­ma, sen­tem-se as es­pe­ci­a­ri­as que ca­ra­te­ri­zam uma Bel­gi­an Tri­pel.»

Es­ta não é a úni­ca no­vi­da­de da épo­ca. Com o enó­lo­go An­sel­mo Men­des, a cer­ve­jei­ra mi­nho­ta pro­du­ziu a Gra­pe Ale Al­va­ri­nho B.A e, com a gre­ga Se­ven Is­land Brewery, ela­bo­rou a Ksi - Straw­ber­ry Sour IPA. A pri­mei­ra foi fei­ta com mos­to de al­va­ri­nho se­le­ci­o­na­do pe­lo enó­lo­go es­pe­ci­a­lis­ta nes­ta cas­ta. O mos­to fer­men­tou jun­ta­men­te com a cer­ve­ja. «Foi pro­du­zi­da na al­tu­ra das vin­di­mas de 2017, só que es­ta­va mui­to áci­da de­vi­do ao al­va­ri­nho. Por is­so, de­ci­di­mos man­ter em bar­ri­ca de al­va­ri­nho, tam­bém do An­sel­mo Men­des, du­ran­te se­te me­ses», ex­pli­ca. De­pois de es­tar três a qua­tro me­ses em gar­ra­fa, é apre­sen­ta­da ao mun­do.

A Sour IPA é uma par­ce­ria com a Se­ven Is­land Brewery, cer­ve­jei­ra da ilha de Cor­fu que no ano pas­sa­do en­trou pa­ra o mer­ca­do e di­re­ta­men­te pa­ra a lis­ta das me­lho­res cer­ve­jei­ras do mun­do, da Ra­te­be­er Best Awards, co­mo «cer­ve­jei­ra re­ve­la­ção da Eu­ro­pa». A ideia pa­ra tra­ba­lha­rem jun­tos sur­giu du­ran­te o Art­be­er Fest, em Ca­mi­nha. Pro­cu­ra­ram pro­du­to­res de mo­ran­gos pa­ra fa­zer uma Sour IPA. Na ma­tu­ra­ção adi­ci­o­nou-se li­ma e flor de hi­bis­cos e os mo­ran­gos. Mes­mo, mes­mo pa­ra a con­so­a­da, pre­pa­ra-se a Ch­rist­mas Ale 2018, uma Brown Ale com fi­gos, uvas pas­sas e cas­ca de la­ran­ja, que se­rá lan­ça­da em bre­ve.

LE­TRA HARVEST & FRIENDS 8,5% 3,50 eu­ros 6,5% 4 eu­ros TE­OR ALCOÓLICO: PRE­ÇO: STRAW­BER­RY SOUR IPA TE­OR ALCOÓLICO: PRE­ÇO: CH­RIST­MAS ALE TE­OR ALCOÓLICO: 8% PRE­ÇO: 3,50 eu­ros

GRA­PE ALE AL­VA­RI­NHO TE­OR ALCOÓLICO: 8,9% PRE­ÇO: 4 eu­ros

GA­MA DA ES­TA­ÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.