A NO­VA CA­SA DO BRUN­CH

POR­TO O Néc­tar abriu no iní­cio do mês e tem brun­ch à car­ta du­ran­te to­do o dia, com pra­tos de ins­pi­ra­ção ori­en­tal e in­gle­sa a con­vi­ver com sa­bo­res por­tu­gue­ses.

Jornal de Notícias - JN + Evasões - - NOVIDADES - TEX­TO DE ANA DA COS­TA FO­TO­GRA­FIA DE IGOR MARTIM/GI ANA COS­TA

ONéc­tar é uma ex­ten­são da Ca­sa do Car­mo, a pe­tis­quei­ra por­tu­gue­sa que tem mo­ra­da na mes­ma rua - têm li­ga­ção pe­lo in­te­ri­or das sa­las - , mas além do es­pa­ço e da ge­rên­cia, par­ti­lham ape­nas al­gu­mas so­bre­me­sas e a afa­ma­da san­gria de es­pu­man­te, com pe­pi­no e ca­ne­la.

Nes­te no­vo es­pa­ço, qu­em co­man­da é o brun­ch, ser­vi­do à car­ta, on­de não fal­tam os clás­si­cos, al­guns sa­bo­res do mun­do e cla­ro, exem­pla­res de pra­tos mais tra­di­ci­o­nais. Ou ain­da uma fu­são, co­mo é o exem­plo o fac­to da cos­te­la men­di­nha e a bar­ri­ga de por­co se­rem in­gre­di­en­tes fun­da­men­tais em al­guns dos en­glish muf­fins fei­tos di­a­ri­a­men­te. «É uma mis­tu­ra, que nos per­mi- te ter op­ções pa­ra to­dos», ex­pli­ca An­dré Ra­mos, o pro­pri­e­tá­rio.

A car­ta, as­si­na­da pe­lo chef Jo­sé Men­don­ça, abre com uma va­ri­e­da­de de smo­othie bo­wls, pre­pa­ra­das com a fru­ta da épo­ca. Des­ta­ca-se a de aba­ca­te, cou­ve ga­le­ga, lei­te de amên­doa e ba­na­na, de um ver­de que sal­ta à vis­ta. De­pois vêm as pan­que­cas, com co­ber­tu­ras sim­ples, de man­tei­ga, mel e

fru­ta, ou mais gu­lo­sas, com chocolate, der­re­ti­do e em pe­da­ços.

Nas tos­tas so­bres­sai a de be­ter­ra­ba e se­men­tes de abó­bo­ra, uma das su­ges­tões ve­ga­nas do me­nu, la­do a la­do com a de sal­mão fu­ma­do e es­pi­na­fres sal­te­a­dos. Tam­bém nas bo­wls sal­ga­das há op­ções pa­ra to­das as di­e­tas, co­mo a de co­gu­me­los sel­va­gens ou a de ta­ta­ki de atum, que a uma mis­tu­ra de al­fa­ces e qui­noa, acres­cen­ta ain­da uma pas­ta de pi­men­to as­sa­do, to­ma­te ma­ri­na­do, azei­te e man­je­ri­cão.

A shakshu­ka é a gran­de re­pre­sen­tan­te da co­zi­nha ori­en­tal na car­ta do Néc­tar. A uma ba­se de to­ma­te, ce­bo­la e pi­men­to, jun­tam-se os ovos es­cal­fa­dos, e o pão pa­ra mer­gu­lhar no pra­to. Já os Yorkshi­re pud­dings - uma es­pé­cie

de pão in­glês, cro­can­te por fo­ra e de in­te­ri­or ma­cio - acom­pa­nham a cos­te­la men­di­nha com mo­lho agri­do­ce, o sal­mão fu­ma­do com na­tas aze­das, ovos me­xi­dos com ba­con ou com­po­tas.

A re­ma­tar a se­le­ção de pe­tis­cos que che­gam à me­sa tam­bém não fal­ta a clás­si­ca mar­ga­ri­ta, que ali é fei­ta com fru­tos ver­me­lhos. Res­ta es­co­lher o re­can­to mais con­for­tá­vel da sa­la, se­ja nos al­tos ban­cos de ma­dei­ra ou re­cos­ta­do no so­fá, e fa­zer uma bela re­fei­ção, sem dia mar­ca­do.

NÉC­TAR Rua Sá de No­ro­nha, 55 (Bai­xa) Tel: 916253990 Web: fa­ce­bo­ok.com/nec­tar­brun­ch/ Das 10h00 às 18h00. En­cer­ra à quar­ta-fei­ra. Pre­ço mé­dio: 12 eu­ros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.