UM PA­LA­CE­TE COM JAR­DINS DE SO­NHO DO­RA MO­TA

PON­TE DE LI­MA | PA­ÇO DE VI­TO­RI­NO

Jornal de Notícias - JN + Evasões - - CAPA -

Es­ta ca­sa se­nho­ri­al há 500 anos na mes­ma fa­mí­lia re­nas­ceu das cin­zas (foi qua­se to­tal­men­te des­truí­da por um incêndio na guer­ra ci­vil por­tu­gue­sa em 1836) pa­ra dar lu­gar a um en­can­ta­dor ho­tel ru­ral de qua­tro es­tre­las, do­mi­na­do por uma de­co­ra­ção que har­mo­ni­za ele­men­tos de gar­bo e lu­xo an­ti­gos com um con­for­to bem mo­der­no.

Se gos­tar de novelas de épo­ca, não se aca­nhe em pe­dir uma vi­si­ta gui­a­da in­for­mal, já que no Pa­ço de Vi­to­ri­no ca­da por­me­nor in­di­cia uma das mui­tas his­tó­ri­as dos seus cin­co sé­cu­los. A co­me­çar no iné­di­to ter­rei­ro de inspiração mi­li­tar, na fa­cha­da aus­te­ra on­de há uma cu­ri­o­sa por­ta pa­ra o ho­ri­zon­te e pas­san­do pe­lo jar­dim de ja­po­nei­ras com 200 anos, in­cluí­do nos Jar­dins His­tó­ri­cos de Por­tu­gal. Per­gun­te ain­da pe­la his­tó­ria da prin­ce­sa in­ca Ca­ta­ri­na Ca­pac Yu­pan­qui, por quem um dos se­nho­res do Pa­ço, o ca­pi­tão An­tó­nio Ramos, se apai­xo­nou no Mé­xi­co e com ela se ca­sou, ten­do o ca­sal vi­vi­do de­pois no Pa­ço até ao fim dos seus di­as. Pas­se­ar em re­dor do Pa­ço, pe­los seus jar­dins e re­can­tos, é em si re­vi­go­ran­te – e num de­les es­tá o tú­mu­lo des­ta prin­ce­sa. Fo­ram os her­dei­ros do Pa­ço quem o re­cons­truiu por com­ple­to, adap­tan­do-o a es­ta no­va vi­da co­mo ho­tel ru­ral tão con­for­tá­vel quan­to lu­xu­o­so, pois ali se po­de pas­se­ar e des­can­sar en­tre mó­veis an­tiquís­si­mos, bo­ni­tas ta­pe­ça­ri­as, pol­tro­nas im­po­nen­tes, co­mer na ele­gan­te sa­la de jan­tar ou dor­mir num dos seis quar­tos da ca­sa. Num de­les es­tá ain­da o ber­ço, res­tau­ra­do, dos be­bés da fa­mí­lia, ago­ra ao ser­vi­ço dos hós­pe­des. Além des­ses quar­tos, de­co­ra­dos com um en­can­ta­dor es­ti­lo aris­to­cra­ta, há mais no­ve em du­as alas, nas an­ti­gas ca­va­la­ri­ças e ter­rei­ro agrí­co­la, com um tra­ço con­tem­po­râ­neo. To­dos eles com saí­da pa­ra o jar­dim (na ala sul) ou com vis­tas pa­ra o rio Li­ma e pa­ra a pis­ci­na (na ala nor­te).

Rua do Pa­ço, 270, Vi­to­ri­no das Do­nas, Pon­te de Li­ma. Tel: 258738578. Web: pa­co­de­vi­to­ri­no.com Pre­ço: qu­ar­to du­plo a par­tir de 100 eu­ros, com pe­que­no-al­mo­ço in­cluí­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.