DOR­MIR SOB AS ES­TRE­LAS

AR­COS DE VAL­DE­VEZ | QUIN­TA DO FI­GO VER­DE

Jornal de Notícias - JN + Evasões - - CAPA - ANA COS­TA

Nes­te re­can­to à por­ta do Par­que Na­ci­o­nal Pe­ne­da-ge­rês tu­do é sos­se­go, e é pre­ci­so tem­po pa­ra apre­ci­ar to­da a ex­pe­ri­ên­cia, por is­so a es­ta­da mí­ni­ma é de três noi­tes. Des­li­gar da cor­ren­te e apro­vei­tar a na­tu­re­za são as má­xi­mas des­te lu­gar (aber­to ape­nas de maio a se­tem­bro), e não fal­tam for­mas de o fa­zer. Des­can­sar ao pé do la­go das rãs que a ca­da pas­so se dei­xam ver, to­mar ba­nho sob as es­tre­las e dor­mir en­tre os cas­ta­nhei­ros, nu­ma das qua­tro ten­das Bell, es­pa­ço­sas e de­co­ra­das ao por­me­nor.

A Quin­ta do Fi­go Ver­de é o pro­je­to de vi­da de Ben e Ana So­ro­me­nho, que se de­di­cam a tor­nar es­te pe­que­no re­fú­gio o mais sustentável pos­sí­vel. Exem­plo dis­so mes­mo são as ca­sas de ba­nho se­cas, ou de com­pos­ta­gem, e os painéis solares, a par­tir dos quais é pro­du­zi­da a eletricidade e aque­ci­da a água dos chu­vei­ros, de­pois usa­da pa­ra re­gar as pe­que­nas, mas abun­dan­tes, hor­tas. É lá que Ben vai bus­car gran­de par­te dos in­gre­di­en­tes pa­ra a po­pu­lar Noi­te da Pi­za – or­ga­ni­za­da a ca­da es­ta­da –, um fes­tim de pi­zas fei­tas no for­no a le­nha que o pai e a ir­mã cons­truí­ram.

À me­sa, coberta por uma ra­ma­da de ma­ra­cu­jás, a noi­te pro­lon­ga-se en­tre con­ver­sas agra­dá­veis e bom vi­nho. Pa­ra re­ma­tar o se­rão há que provar os li­co­res ca­sei­ros que Ana faz com os fru­tos da épo­ca, apre­ci­ar o si­lên­cio e a bri­sa quen­te que traz o ve­rão no en­cal­ço.

GPS: 41.8387,-8.3782 Tel.: 914420483. Web: fi­go­ver­de.com/pt Ten­da a par­tir de 55 eu­ros por noi­te (in­clui pe­que­no-al­mo­ço)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.