Jornal de Notícias

Craque da geologia vai representa­r o país ao Japão

Murça Diogo, de 16 anos, venceu Olimpíadas Portuguesa­s e em agosto vai ser o representa­nte nacional. Aluno de 20 valores, ainda não decidiu o que quer ser

- Fernando Pires locais@jn.pt

Diogo Nascimento foi o vencedor da segunda edição das Olimpíadas Portuguesa­s de Geologia, promovidas pela Sociedade Geológica de Portugal, com o apoio do Ministério de Educação e Ciência, e apurou-se para representa­r o país nas Olimpíadas Internacio­nais de Ciências da Terra, a realizar no Ja- pão, no final de agosto. Apesar de ter partido confiante, o aluno, que terminou agora o 11.º ano no Agrupament­o de Escolas de Murça, confessa que foi uma agradável surpresa. “Sinceramen­te, não estava nada à espera de ganhar uma medalha de ouro, mas é gratifican­te ver reconhecid­o o meu trabalho”, conta.

Na final, em Estremoz, Diogo obteve o melhor resultado. “Havia 40 perguntas de escolha múltipla e duas provas práticas, uma delas como se se tratasse de um trabalho de campo de um geólogo e ainda uma prova de mineralogi­a e identifica­ção e caracteriz­ação de rochas”, explica o aluno de 16 anos.

O gosto pela geologia “tem a ver com a nossa região ser muito rica, com paisagens fantástica­s e para percebermo­s como elas surgem, temos de saber da matéria”, adianta. O próximo desafio é representa­r o país nas Olimpíadas Internacio­nais, que englobam geologia, geofísica, astronomia, oceanograf­ia e meteorolog­ia.

“A única coisa que posso prometer é que vou dar tudo para dignificar e honrar o nosso país”, garante Diogo, que vai preparar a participaç­ão no Japão. “A ideia é viajar pelo país para reconhecer a geologia para estar ao melhor nível”, diz.

O diretor do Agrupament­o de Escolas de Murça entende que foi um feito assinaláve­l. “Estamos muito orgulhosos com o resultado e mais ainda por se tratar de um aluno de uma escola pública do interior do país, provando que o trabalho e a vontade fazem a diferença e compensam todas as adversidad­es. O Diogo é um exemplo para todos nós”, refere Alexandre Pacheco.

Bom aluno

Filho único de um casal de professore­s de geografia, Diogo tem alto rendimento escolar. No 10.º ano, teve 20 a todas as disciplina­s. Este ano, aguarda a publicação das notas. No segundo período teve 20 a cinco das seis disciplina­s, e 19 a Físico-Química, mas espera ter 20.

Perante isto, até Diogo tem dúvidas sobre o que pretende seguir. “A geologia é aliciante, mas ainda não sei bem o que quero seguir. Gosto da área da saúde e da matemática, gosto de quase tudo”, afirma.

 ??  ?? Diogo Nascimento sente-se feliz por viver numa terra rica geologicam­ente
Diogo Nascimento sente-se feliz por viver numa terra rica geologicam­ente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal