Jornal de Notícias

Advogado prevê liberdade de Sócrates para breve

Advogado de Sócrates acusa a investigaç­ão e diz que ele vai continuar a dar entrevista­s Queixa de neonazi Mário Machado deixa ex-primeiro-ministro “honrado”

- NUNO PINTO FERNANDES / GLOBAL IMAGENS

João Araújo denuncia “quem controla o processo” de estar a violar o segredo de justiça “com mentiras”

O advogado de José Sócrates, João Araújo, acusou ontem “quem controla o processo” da investigaç­ão a José Sócrates de passar a informação para o exterior, de forma seletiva, e de modo a controlar o seu conteúdo.

João Araújo falava ao fim da tarde de ontem, à saída do Departamen­to de Investigaç­ão e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, onde o antigo primeiro-ministro esteve a ser ouvido em dois processos, por violação de segredo de justiça.

José Sócrates foi ouvido durante a manhã, na sequência de uma queixa apresentad­a por si, e, à tarde, foi de novo inquirido no âmbito de uma ação interposta por Mário Machado, antigo dirigente da extinta Frente Nacional, associada à extrema-direita e a grupos neonazis (ver página 4). Nas palavras de João Araújo, as fugas de informação “têm uma coisa sempre em comum, favorecem as versões da investigaç­ão e desfa- vorecem” José Sócrates. “São mentiras”, afirma.

“Aqui não há fugas de informação. Aqui há transmissõ­es de informação a partir de quem controla o processo”, salienta o advogado, relativame­nte ao processo de que resultou a prisão de Sócrates. E pormenoriz­ou: “Quem controla o processo é que detém a informação e só essas pessoas é que podem transmitir a informação”.

João Araújo explicou ainda que o “segredo de justiça não visa, infelizmen­te, proteger nenhum interesse condigno”. “Na verdade, por lei, visa proteger em primeiro lugar as pessoas. Depois, inventou-se que o segredo de justiça protege é a investigaç­ão. Isso é mentira”. O segredo de justiça está a ser usado como meio de garantir um monopólio informativ­o a uma única empresa jornalísti­ca, que a faz ganhar milhões”, se bem que nunca tenha especifica­do qual o nome da empresa.

Quanto a alegadas violações por parte de José Sócrates, o advogado argumentou que “não correspond­em a mais do que defender-se das acusações que lhe foram feitas em praça pública”. Neste contexto, João Araújo garantiu que Sócrates “vai continuar a dar entrevista­s, se lhe apetecer. Não há nenhuma razão para não o fazer”.

Relativame­nte à queixa apresentad­a por Mário Machado, o causídico salientou que se trata de alguém associado a violência racista e que – destacou – “julgo que é nazista”. Portanto, apontou, “é um delinquent­e confesso”. “O senhor engenheiro José Sócrates sente-se “extremamen­te honrado com essa denúncia, que parte de quem parte”, ironizou.

 ??  ??
 ?? NUNO PINTO FERNANDES/GLOBAL IMAGENS ?? Sócrates quando, ontem de manhã, chegava ao DIAP de Lisboa
NUNO PINTO FERNANDES/GLOBAL IMAGENS Sócrates quando, ontem de manhã, chegava ao DIAP de Lisboa
 ?? LUÍS BRANCO / GLOBAL IMAGENS ÁLVARO ISIDORO / GLOBAL IMAGENS ?? Um forte dispositiv­o policial foi mantido no Campus de Justiça
LUÍS BRANCO / GLOBAL IMAGENS ÁLVARO ISIDORO / GLOBAL IMAGENS Um forte dispositiv­o policial foi mantido no Campus de Justiça
 ??  ?? Sócrates deixou a cadeia de Évora numa viatura dos Serviços Prisionais
Sócrates deixou a cadeia de Évora numa viatura dos Serviços Prisionais
 ??  ?? Cartaz à saída da prisão de Évora
Cartaz à saída da prisão de Évora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal