Jornal de Notícias

“Palito” já violara duas vezes proibição de se chegar à ex-mulher

Peritos que controlava­m pulseira eletrónica detetaram duplo desrespeit­o no mês do crime

- Sandra Ferreira policia@jn.pt

NO MESMO MÊS em que cometeu os crimes, Manuel Baltazar, de 61 anos, conhecido por Palito, que era vigiado por pulseira eletrónica para manter uma distância de 400 metros para a ex-mulher, já tinha violado a medida duas vezes, testemunho­u ontem, no tribunal de Viseu, Salomão Rodrigues, técnico da Direção-Geral de Reinserção Social e Serviços Prisionais.

“Palito” está acusado pelo Ministério Público de, a 17 de abril do ano passado, em Valongo dos Azeites, S. João da Pesqueira, ter disparado contra a tia da ex-mulher e a sogra, matando-as, e de ter ferido gravemente a ex-mulher e a filha.

Ontem, durante o julgamento, o técnico superior de reinserção social afirmou que depois de Baltazar ter sido condenado por um crime de violência doméstica, em finais de 2013, aproximou-se duas vezes da ex-mulher, dias antes dos crimes. A primeira a 3 de abril, às 23.20 horas. “Contactámo­s o arguido, que nos disse que estava perto da casa da ex-mulher porque ia tratar da transação de um trator. Dissemos que teria de se afastar e afastou-se”, explicou.

Dois dias depois, a 5 de abril, às 21.10 horas , “Palito” rein- cidiu na infração e voltou a dar a mesma justificaç­ão. Por causa destas violações, Manuel Baltazar ia ser ouvido no tribunal, a 17 de abril. “A audiência foi adiada porque o juiz queria ouvir-me, mas eu não tinha sido convocado para essa audiência”, testemunho­u Salomão Rodrigues.

Este depoimento levou o advogado do alegado homicida, Manuel Rodrigues, a dizer aos jornalista­s que, ontem, o seu cliente saiu “menos diabolizad­o”. Isto porque Angelina Félix, a ex-mulher, tem afirmado que “Palito”, a perseguia constantem­ente, depois de se terem separado, há cinco anos. Ontem, dois amigos de Baltazar afirmaram que este já havia desabafado que queria matar a ex-mulher, caso ela não voltasse para casa, e que também havia de matar a sogra e a tia.

 ?? RUI MANUEL FERREIRA / GLOBAL IMAGENS ?? Advogado ficou satisfeito com testemunho de técnico
RUI MANUEL FERREIRA / GLOBAL IMAGENS Advogado ficou satisfeito com testemunho de técnico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal