Jornal de Notícias

CRONOLOGIA

-

Dezembro, 2014 Três desapareci­dos A 20 de dezembro, numa tarde de nevoeiro cerrado, dois mariscador­es desaparece­m na Ponta dos Corvos, Seixal, e, quase em simultâneo, um terceiro é levado pelo rio em Palhais, no Barreiro.

Janeiro, 2015

Desaparece no Barreiro No final de janeiro, um homem que andava na apanha da amêijoa, desaparece na zona do Barreiro. O caso não foi então noticiado, por ter levantado dúvidas num primeiro momento às autoridade­s.

Fevereiro, 2015

Naufrágio junto à ponte A 11 de fevereiro, um barco de pesca vira-se, junto à ponte Vasco da Gama, e um dos tripulante­s desaparece. Ao que tudo indica, andaria também à amêijoa. lhes levou. “Este rio está cheio de miséria”, desabafa, emocionada, a mulher de 35 anos.

Iris e, sobretudo, Cármen acompanhar­am algumas vezes João Paulo. “As pessoas andam aqui para ganhar algum que permita fintar a fome. Tanto esforço para vender amêijoa a 1,70 euros o quilo”, destaca a mãe.

À noite só se vê a ponte Apesar do perigo, dizem que não têm medo. “Ele ensinou-nos muitas vezes: Olhem para a Ponte 25 de Abril. Quanto mais longe vos aparecer, mais perto estão de terra. À noite, o rio é um breu. Só se vê a ponte e, às vezes, o Cristo Rei. São os nossos guias”, contam.

A apanha da amêijoa no Tejo é uma luta permanente contra a miséria. “Numa maré boa podemos trazer 20 quilos. Isso já vale a pena. São uns 30 e tal euros, dá para comer uns dias. Mas para isso é preciso estar quatro horas dentro de água”, desabafam.

Sem notícias de João Paulo, regressam a casa desoladas. “Já não há grande esperança. Passou muito tempo”, confessa Iris. As buscas, interrompi­das ontem ao cair da noite, serão hoje retomadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal