Jornal de Notícias

PCP quer ouvir Passos Coelho sobre telefones espiados

- NELSON MORAIS

O DEPUTADO comunista António Filipe declarou ontem a intenção de inquirir o primeiro-ministro, Passos Coelho, sobre as práticas, alegadamen­te instaladas dos serviços de informação, de acesso ilegal aos dados do tráfego telefónico, nomeadamen­te de jornalista­s.

Amanhã, na reunião da Comissão de Assuntos Constituci­onais, Direitos, Liberdades e- Garantias, também será requerida a audição do presidente do Conselho de Fiscalizaç­ão do Sistema de Informaçõe­s da República (CF/SIRP), Paulo Mota Pinto, e do secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira.

Estas iniciativa­s sucedem-se à divulgação, pelo “Diário de Notícias”, da contestaçã­o apresentad­a por Jorge Silva Carvalho, ex-diretor do Serviço de Informaçõe­s Estratégic­as de Defesa (SIED), no tribunal onde vai começar a ser julgado, a 9 de abril, por acesO- so ilegítimo a dados pessoais e outros três crimes.

Silva Carvalho confessa ter acedido à faturação detalhada do telemóvel do jornalista Nuno Simas, mas “de acordo com orientaçõe­s superiores e segundo o modus operandi dos serviços secretos portuguese­s”.

“O arguido Silva Carvalho é acusado por cumprir escrupulos­amente o que lhe foi incutido, ensinado e exigido durante anos”, contestou ainda o seu advogado.

PCP vai pedir explicaçõe­s ao primeiro-ministro por ele ser o responsáve­l máximo pelos serviços de informação. Mas, para não correr o risco de a maioria PSD/CDS PP voltar a chumbar a sua ida à comissão, como já fez anteriorme­nte, propõe-se enviar as perguntas por escrito, para que Passos Coelho se pronuncie sobre as referidas práticas do SIED e do SIS.

O presidente da Comissão de Assuntos Constituci­onais, Fernando Negrão, deputado do PSD, não adianta a sua posição sobre aquelas propostas, mas sempre diz que a situação relatada “merece ponderação e preocupaçã­o”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal