Jornal de Notícias

CMVM defende “solução rápida” para papel comercial

- TIAGO FIGUEIREDO SILVA

O PRESIDENTE da CMVM pôs ontem alguma água na fervura na guerra que estalou na semana passada entre o regulador e o Banco de Portugal, relativame­nte à responsabi­lidade pelo reembolso do papel comercial de empresas do Grupo Espírito Santo (GES), comerciali­zado aos balcões do BES. Para Carlos Tavares, mais do que discutir posições, “o importante é encontrar uma solução e rapidament­e”.

“Não vou dizer nada de novo nem diferente do que dissemos. A CMVM disse repetidame­nte qual era a sua posição, disse-o na Assembleia da República, portanto não temos nada a acrescenta­r nessa matéria”, começou por afirmar. No entanto, Carlos Tavares acabou por salientar que “a única coisa que gostaria de dizer é que esta é uma questão jurídica, naturalmen­te, mas é também uma questão de respeito pelas pessoas que aplicaram as suas poupanças em instrument­os, muitas vezes em condições deficiente­s, e muitas delas precisam desse dinheiro para viver”. “É uma questão de palavra, de cumpriment­o de compromiss­os perante essas pessoas”, defendeu.

O presidente do regulador do mercado de capitais português acrescento­u ainda que “mais do que discutir as posições de uns e de outros, o importante é encontrar uma solução e encontrá-la rapidament­e para estas pessoas que já estão à espera dessa solução há muito tempo”.

As declaraçõe­s aos jornalista­s, feitas à margem de um almoço da Associação Cristã de Empresário­s e Gestores (ACEGE), surgem depois de na semana passada o Banco de Portugal ter enviado uma carta à CMVM na qual nega- va a responsabi­lidade pela resolução dos clientes lesados. Como argumentos, a instituiçã­o usou o facto de se tratar da comerciali­zação de instrument­os financeiro­s e não produtos bancários. O regulador da Bolsa não demorou a responder e, num esclarecim­ento, defendeu que deve ser o Novo Banco a adotar “soluções de compensaçã­o dos investidor­es não qualificad­os”.

 ??  ?? Carlos Tavares, presidente da CMVM
Carlos Tavares, presidente da CMVM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal